Ontário investe na próxima geração de veículos conectados

A cidade de Ontário, no Canadá, o segundo maior pólo de tecnologia da América do Norte, num esforço contínuo para se tornar líder global em tecnologia automóvel conectada, anunciou um investimento de um milhão de dólares em projetos inovadores e viáveis do ponto de vista comercial por meio do Programa de Veículo Autónomo / Veículo Conectado.

connected car 7

 

Entre os candidatos elegíveis estão empresas privadas e parcerias entre empresas privadas e equipas de investigação académica com sede em Ontário. Para participar, os interessados devem apresentar as suas propostas entre junho e agosto de 2015. Os projetos selecionados para financiamento serão aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Económico, Emprego e Infraestrutura e pelo Ministério dos Transportes da cidade canadiana.

“Ontário já lidera o fabrico de automóveis e, com esse apoio, estamos prestes a também sermos líderes na tecnologia de carros conectados. Na economia global altamente competitiva, investir nos talentos e habilidades das pessoas para a criação de novas tecnologias não é só bom para os negócios, significa, principalmente, estradas mais seguras e mobilidade”, explica Brad Duguid, ministro do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Infraestrutura de Ontário.

Ao utilizar tecnologia wireless, veículos podem conectar-se entre si, à infraestrutura de transporte e aos dispositivos móveis, facilitando o acesso dos condutores a informações importantes para conduzir com segurança.

O desenvolvimento de tecnologias avançadas para veículos conectados tem o potencial para ajudar a aumentar a segurança rodoviária, reduzir congestionamentos e minimizar a distração dos motoristas.

Empresas que são líderes mundiais em vários setores, incluindo automóvel, aeroespacial, biotecnologia, TIC, tecnologias de água, serviços financeiros e mineração já investiram milhares de milhões para abrir ou ampliar as suas operações em Ontário. Essas companhias têm vindo a aproveitar as vantagens competitivas de Ontário para desenvolver tecnologias, produtos e serviços inovadores para os mercados globais. Entre as principais empresas com presença em Ontário figuram Honda, Magna, Sodexo, Alcatel-Lucent, AXA, DuPont, MDS, Sanofi pasteur, GlaxoSmithKline, Teva, IBM e Dell. Ontário tem uma população de mais de 13 milhões de pessoas (a maior do Canadá) e gera 37% do PIB canadiano.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil