Operação internacional acaba com rede de cibercrime

A Polícia Judiciária participou na investigação internacional através da UNC3T – Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade.

Uma operação internacional e que contou com a participação da Polícia Judiciaria,  demorou vários meses e envolveu 13 países, acabpu com uma rede de cibercrime,

Segundo  comunicado enviado, trata-se do grupo de ransomware HIVE, que será suspeito de ataques informáticos a entidades portuguesas, entre as quais se contam várias “unidades hospitalares, empresas de análises laboratoriais, municípios, companhias de transporte/aviação, unidades hoteleiras e empresas tecnológicas”.

A Polícia Judiciária participou na investigação internacional através da sua unidade UNC3T – Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade.

Entre os países que integraram a operação, contam-se Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido.

“A cooperação entre os diversos parceiros internacionais permitiu identificar a infraestrutura tecnológica usada pelos membros deste grupo criminoso, bem como as chaves privadas usadas pelos mesmos para cifrar os dados das vítimas”, explica a PJ em comunicado.