Operadora britânica TalkTalk admite falha de segurança

A mensagem de que teria existido uma falha de segurança relativamente a dados pessoais chegou via e-mail aos clientes da TalkTalk, operadora britânica de telecomunicações. Os responsáveis pelo ataque estão a utilizar as informações roubadas para tentativas de fraude.

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Uma das principais operadoras do Reino Unido admitiu ter sofrido uma falha de segurança colocando, assim, em perigo as informações privadas de milhões de clientes, incluindo números de conta, moradas e contatos telefónicos. A TalkTalk decidiu enviar um e-mail a todos os utilizadores alertando-os para o problema.

A gravidade da situação aumenta depois de terem sido reportadas tentativas de fraude realizadas, eventualmente, pelos hackers responsáveis pelo roubo dos dados e que terão usado essas informações para tentar obter os códigos bancários dos clientes implicados, fazendo-se passar por funcionários da TalkTalk.

A admissão da falha de segurança terá surgido apenas após vários utilizadores terem utilizado o forum da operadora para relatar os telefonemas que lhes haviam sido feitos e as suspeitas que os mesmos tinham levantado.

Apesar da TalkTalk garantir que nenhuma informação relevante foi roubada e que a segurança dos seus clientes não foi comprometida, a operadora avisa que as chamadas que têm sido realizadas são fraudulentas e que os clientes deverão ter cuidados para não revelarem dados bancários nem fornecer o acesso aos seus computadores pessoais.

Ainda assim, o aviso parece não ter sido suficiente. Já existem casos onde os hackers foram bem sucedidos resultando no roubo de milhares de euros, tal como reporta o The Guardian.

Num esforço de salvaguardar os interesses dos clientes e a relação entre eles e a TalkTalk, a operadora garantiu, em comunicado, estar “a par de um pequeno, mas ainda assim significativo, número de clientes que terão sido diretamente marcados por estes criminosos” e que a empresa “tem estado a apoiá-los” providenciando aconselhamento legal.