Operadoras portuguesas melhoram a velocidade dos uploads

A Tutela, empresa de crowdsourcing de dados móveis, acaba de divulgar um novo relatório para Portugal baseado em 4.96 mil milhões de medições de qualidade de rede, incluindo 993 milhões de testes de velocidade entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.

O Relatório de Experiência Móvel da Tutela mostra que a Vodafone continua liderando em velocidade de downloads, bem como tem o melhor desempenho em estabilidade de rede através do país. Assim como a Vodafone, ambos, MEO e NOS, demonstraram melhoras nos resultados em velocidade de uploads.

Vodafone continua liderando em velocidade de downloads 4G através do país, com média de 17.9 Mbps, superando a MEO em downloads3G, comparado com o relatório de outubro de 2018. NOS também superou a MEO na velocidade de downloads 4G e agora está em segundo lugar, com média de 13.6 Mbps, enquanto a MEO obteve média de 13.0 Mbps. A MEO é a única operadora cuja média de velocidade de download 3G e 4G caiu no período de novembro a janeiro. No entanto, nas cidades do Porto e Setúbal, cujas médias em 4G são 15.5 Mbps e 14 Mbps respectivamente, ela fica em segundo lugar.

Por outro lado, Vodafone e NOS obtiveram melhoras na velocidade de uploads, comparados com o relatório de outubro, com média de 9.3 Mbps e 7.7 Mbps em 4G. O resultado da MEO para 3G continuou o mesmo, com média de 2.5 Mbps, mas o resultado para 4G aumentou para 6.7 Mbps. NOS permanece em segundo lugar em velocidade de uploads 4G, através do país, mas caiu para terceiro lugar em 3G, com média de 2.4 Mbps, e em Lisboa média de apenas 1.9 Mbps.

Comparada com NOS e MEO, Vodafone teve a melhor estabilidade de rede do grupo, obtendo a menor média jitter e packet loss em 4G. MEO e NOS registraram relativamente altos valores em ambos, jitter e packet loss, comparados com a Vodafone, contudo MEO melhorou o indicador de packet loss em Lisboa e Setúbal, e a NOS teve melhorias similares no Porto.

A rede da Tutela coleta diariamente mais de 30 mil milhões de medições de qualidade móvel, no mundo. Estes dados incluem qualidade e nível do sinal, uso de dispositivos e padrões de velocidade de downloads, com o objetivo de proporcionar as operadoras e agências reguladoras um melhor entendimento de como os usuários estão experimentando os serviços das operadoras e também identificando áreas de melhora, entre outros propósitos.