Parceria entre ABB e IBM leva inteligência articial à indústria

As empresas referem que com esta nova oferta os clientes vão ser beneficiados com o profundo conhecimento da ABB e do seu extenso portefólio de soluções digitais combinados com a experiência em inteligência artificial e machine learning da IBM, assim como nas diferentes verticais de indústria. Desta colaboração, cujas soluções baseiam-se no ABB Ability e no IBM Watson, é disponibilizado conhecimento cognitivo em tempo real para fábricas e redes inteligentes.

Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, considera que “esta forte colaboração marca verdadeiramente o próximo nível de tecnologia industrial, indo para lá dos atuais sistemas conectados que simplesmente recolhem dados, para operações industriais e máquinas que usam dados para compreender, analisar, otimizar e pôr em prática ações que aumentam o tempo de atividade, velocidade e rentabilidade para clientes industriais”.

“Com uma base instalada de 70 milhões de dispositivos conectados, 70.000 sistemas de controlo digital e 6.000 soluções de software empresariais, a ABB é líder de confiança no campo industrial, que conta já com uma história de quatro décadas na criação de soluções digitais. Por seu turno,  a IBM é líder em inteligência artificial e computação cognitiva. Juntas, a IBM e a ABB vão criar soluções inovadoras para que os clientes possam beneficiar da Quarta Revolução Industrial”, acrescenta.

“Esta importante colaboração com a ABB vai permitir que o IBM Watson tenha aplicações industriais mais aprofundadas – da produção, utilities, transporte e muitos outros,” conta a CEO da IBM, Ginni Rometty.

“Os dados gerados de produtos, instalações e sistemas de empresas industriais são muito importantes para criar avanços exponenciais em inovação, eficiência e segurança. Só com as grandes capacidades cognitivas do Watson e o nosso suporte único à plataforma para indústrias poderemos tornar este vasto recurso em valor, com confiança. Estamos desejosos para trabalhar esta parceria com a ABB nesta nova era industrial”, conclui a executiva.

A ABB e a IBM pretendem ajudar a encontrar defeitos através de imagens da produção em tempo real que são capturadas através de um sistema da ABB e depois analisadas utilizando o IBM Watson IoT for Manufacturing. A solução vai alertar o fabricante sobre eventuais falhas críticas na qualidade da montagem, não visíveis ao olho humano, assegurando, desta forma, uma intervenção mais rápida dos especialistas de controlo de qualidade. Antes desta solução, as verificações eram feitas manualmente, um processo frequentemente lento e propenso a erros.

Segundo as tecnológicas as empresas estarão melhor preparadas para o aumento do volume que flui das suas linhas de produção, ao mesmo tempo que melhoram a precisão e a consistência, e ajuda a evitar recolhas dispendiosas de produtos e danos na reputação da marca.

A parceria vai ainda aplicar as capacidades do IBM Watson para prever os padrões de fornecimento na geração e procura de eletricidade a partir de dados históricos e meteorológicos, para ajudar as utilities a otimizar a operação e a manutenção das atuais redes inteligentes. Previsões e temperatura, sol e velocidade do vento vão ser usadas para estimar a procura de consumo, que vai ajudar as utilities a determinar a gestão de carga ideal, assim como os preços em tempo real.

Veja, em baixo, o vídeo de apresentação:

Liliana Barragão

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

3 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

5 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

6 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago