PC e Xbox One vão poder jogar juntos graças a Windows 10

O streaming de jogos através do Windows 10 vai fazer com que utilizadores de diferentes dispositivos possam jogar em conjunto o mesmo jogo. A partilha de pequenos clipes ou imagens também é uma novidade graças ao desenvolvimento de um GameDVR.

SONY DSC

As novidades da Microsoft surgem também na área do entretenimento, com a atenção focada na função social e na otimização da experiência de jogo, através do desenvolvimento de novas funcionalidades que integram o Windows 10.

Phil Spencer, responsável pela equipa Xbox, apresentou as ferramentas de conversação de voz e texto para todas as plataformas, o que vai intensificar a partilha de mensagens entre os jogadores, promovendo a interatividade.

A introdução de um GameDVR vai possibilitar a gravação dos últimos 30 segundos do jogo, através de um comando automático, para que esses momentos possam ser partilhados.

Já que o elemento comum em toda a apresentação foi a transversalidade do sistema operativo, a Xbox não foi exceção. O Windows 10 também vai chegar à consola e vai possibilitar o streaming de jogos da Xbox One para todos os outros equipamentos que tenham Windows 10.

Jogar o mesmo jogo em diferentes equipamentos já era possível mas com a nova tecnologia desenvolvida pela equipa de Phil Spencer, vários utilizadores podem jogar em conjunto, estando, por exemplo, um deles na Xbox e outro no computador. A demonstração foi feita com os jogos Fable Legends e Forza Horizon 2.

Um dos componentes que requer mais atenção por parte dos programadores e também por parte dos jogadores é a questão da bateria dos controladores. Devido à expansão para várias plataformas, a autonomia destes componentes foi melhorada e permite, agora, jogar durante mais tempo.