Politécnico de Setúbal contribui para a capacitação das empresas em cibersegurança

Trata-se de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência que se propõe capacitar 452 pequenas e médias empresas e entidades públicas.

O Politécnico de Setúbal (IPS) é um dos membros do consórcio que vai implementar o novo Centro de Competência em Cibersegurança para a Área Metropolitana de Lisboa.

Trata-se de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que se propõe capacitar 452 pequenas e médias empresas (PME) e entidades públicas.

O projeto, denominado “Ciber4ALL”, foi apresentado em Oeiras, num evento que contou com a presença do secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, e representantes das entidades envolvidas, nomeadamente a Associação Industrial Portuguesa (AIP), a Universidade Autónoma e a Câmara Municipal de Oeiras, além do IPS.

Com conclusão prevista até ao fim do primeiro trimestre de 2026, o projeto recebe do PRR o montante de 1,3 milhões de euros, tendo como objetivo principal assegurar a capacitação das entidades alvo, disponibilizando e produzindo orientações, aconselhando-as a adotar as melhores práticas e processos em matéria de cibersegurança, e orientando-as no cumprimento dos requisitos legais.

O consórcio procurará também orientar as entidades na procura de fontes de financiamento e apoiar a transformação digital das organizações, fomentando a colaboração e a cooperação, a nível regional e nacional, e promovendo o empreendedorismo e a criação de ecossistemas regionais de cibersegurança.

Com sede em Oeiras, o novo Centro de Competência em Cibersegurança terá núcleos em infraestruturas geridas pelos outros parceiros do consórcio.

No caso do IPS, a coordenação estará a cargo dos docentes Luísa Torre e Teles Rodrigues, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), prevendo-se uma intervenção em três frentes:  avaliação dos níveis de maturidade organizacional e do cumprimento regulatório; identificação das áreas de fragilidade e de melhoria; e sensibilização e capacitação dos colaboradores de PME e entidades públicas da região.