Portugal apresenta o primeiro Smart Meter NB-IoT

A Huawei, a JANZ CE e a u-blox desenvolveram o primeiro Smart Meter NB-IoT, baseado em tecnologia 4.5G. Estes dispositivos vão agora ser usados num projeto-piloto, no âmbito da iniciativa UPGRID, pela NOS que, assim, se torna o primeiro operador em Portugal a testar a tecnologia 4.5G – IoT sobre a sua infraestrutura de rede.

A NB-IoT é uma tecnologia de acesso sem fio Low Power Wide Area (LPWA), que oferece uma vasta gama de vantagens, incluindo uma duração de bateria de até 10 anos, um ganho de 20db sobre as redes GSM convencionais e suporte a mais de 100.000 conexões por célula.

Além da medição online do consumo, as redes inteligentes permitem a deteção automática de falhas de energia, melhorando o tempo de reposição de serviço e podem oferecer funcionalidades de resposta on demand, sendo a capacidade instalada gerida quase em tempo real. 

A zona do Parque da Nações foi selecionada, pela EDP Distribuição, para a demonstração piloto em uma centena de clientes até ao final do ano, tendo sido equipada com duas estações base da NOS que asseguram a cobertura NB-IoT. Este caso de uso vai permitir obter importantes dados sobre a gestão inteligente de energia, contribuindo ao mesmo tempo para uma melhor eficiência do consumo dos clientes.

O projeto, que faz parte do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, envolveu uma equipa interdisciplinar de duas dezenas de pessoas que trabalham desde setembro de 2015 para que o mesmo seja uma realidade.

“É com grande orgulho que a NOS se associa a este projeto inovador e que fará a diferença no consumo de eletricidade nas casas dos Portugueses num futuro próximo. Trabalharmos com parceiros de longa data, como é o caso da Huawei, e com novas empresas com visão de futuro é sempre garantia de sucesso e um reforço da posição competitiva da NOS”, afirmou, em comunicado, Manuel Ramalho Eanes, administrador da operadora.

“A Huawei, um líder em inovação nesta indústria, tem sido um contribuidor importante para os padrões NB-IoT. Acreditamos vividamente que esta tecnologia será o motor de arranque para uma adoção em massa de IoT devido às suas vantagens únicas. […]  Estamos orgulhosos por participar neste primeiro projeto de sucesso do Smart Meter de energia elétrica NB-IoT com os nossos parceiros NOS, EDP Distribuição, JANZ CE e u-blox, e renovamos o compromisso de continuar com colaborações deste género no desenvolvimento da maturidade do ecossistema NB-IoT em Portugal”, disse Chris Lu, CEO da Huawei Portugal.

“A visão partilhada neste projeto é fundamental para garantir o desenvolvimento de uma estratégia única que proporciona amplo acesso, criação de valor de longo prazo e integração com as infraestruturas existentes. Este projeto cria valor para a Utility com novas funcionalidades, como a gestão avançada de interrupção da eletricidade através do last-gasp. Adicionalmente, este projeto cria também uma ligação sustentável entre as Redes Inteligentes (SmartGrid) e as Cidades Inteligentes (SmartCities). Esta parceria tecnológica baseia-se em confiança mútua estratégica e técnica que supera a complexidade, aproveita as competências das partes e reduz o time-to-value da aplicação dos Smart Meters”, acrescentou António Papoila, CEO da Janz CE.

O executivo finalizou a sua intervenção com um elogio às “empresas portuguesas de tecnologia que, em parceria internacional, demonstram uma vez mais a sua capacidade de executar e implementar este projeto tecnológico de última geração.”