Portugal Digital Summit: Constance Chalchat apresntou a visão do BNP Paribas sobre a transformação digital

Head of CIB Change Management do Grupo BNP Paribas, Constance Chalchat, marcou presença no Portugal Digital Summit para apresentar a visão do Banco francês sobre a transformação digital no setor da banca e o futuro dos serviços financeiros.

Constance Chalchat vê o futuro digital do setor como “intelectualmente estimulante”. Segundo a responsável pela transição digital do banco, esta transformação, a intelligence coletiva criada através de “ecossistemas de informação que provêm de diferentes áreas” e a inteligência artificial não passarão apenas pela adaptação da estratégia de negócio do setor financeiro a estes desafios, mas sim pela reprogramação da maneira como vivemos e pensamos o mundo das finanças.

Segundo Constance, o elevado volume de informação nos circuitos financeiros gerou a necessidade de organizar data sets que sejam de confiança e interoperáveis para um banco que “conhece os seus clientes, e os clientes dos seus clientes”. Para Chalchat, são essesdata sets que “constituem o elemento diferenciador do banco” e que permitem uma maior eficiência das operações, análises de largo espetro e que instruem as decisões financeiras dos clientes e do próprio banco.

Durante a sua intervenção, Constance Chalchat explicou ainda que acredita que a transformação no setor se fará de forma rápida, sem prejuízo da necessidade de complementaridade entre as componentes digital e humana dos serviços financeiros. Revelou também que os processos de mudança digital estão a ser concluídos em direta colaboração com os clientes, dando exemplos de grande transformação já disponíveis no nosso país, através das entidades do BNP Paribas a operar em Portugal.