Portugal investe mais em Inovação do que os EUA

O Fundador e Presidente da Fundação para a Inovação e Tecnologias de Informação, Robert Atkinson, afirmou que o nível de investimentos portugueses em inovação é superior ao dos Estados Unidos da América.

chapter_innovation_bob

Apesar de as “empresas terem evoluído muito a nível global”, explicou o economista canadiano, é crucial apostar na fomentação e educação para o empreendedorismo, sendo preciso potenciar esta vertente ao nível das instituições do Ensino Superior.

Atkinson reiterou que “neste momento, Portugal está a investir muito mais na inovação do que os Estado Unidos da América” e que é um dos “ países europeus com mais políticas de incentivo fiscal para empresas”. Em jeito de conclusão, o presidente da ITIF, afirmou que Portugal enfrenta várias dificuldades, quer em termos de escala, de investimento tardio e na própria cultura da sociedade, assinalando que “apenas 14 por cento dos empresários considera necessário assumir riscos para o sucesso empresarial”.

Daniel Bessa, no âmbito do Barómetro Internacional do Financiamento da Inovação, teceu várias considerações, salientando que existe a perceção, entre os inquiridos, de que é mais difícil inovar em Portugal do que em outros países. Considerou ainda, que em Portugal recorre-se em demasia ao crédito bancário, em detrimento do investimento privado.

O Dia da Inovação, promovida pela Associação Industrial Portuguesa (AIP/CCI), contou com cerca de 800 participantes e assentou num ciclo de seminários e workshops que destacaram empresas e empresários com projetos inovadores.