Portugal lança hub nacional do projeto europeu Gaia-X

Hub português do Gaia-X pretende agregar o ecossistema de empresas nacionais que desenvolvem atividade na área dos dados e da cloud

O hub português do Gaia-X já foi apresentado em Aveiro, numa iniciativa promovida pelo TICE-PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, em colaboração com a Secretaria de Estado para a Transição Digital.

Concebido para estabelecer uma base transeuropeia para uma utilização de dados segura, aberta e soberana, o Gaia-X “é um projeto nascido na Europa, para a Europa, que tem como objetivo a criação de uma sólida infraestrutura europeia de dados”, baseada em valores europeus e apoiada pela Comissão Europeia.

Em Portugal, o Gaia-X surge com o apoio da Secretaria de Estado para a Transição Digital, ficando a cargo do TICE.PT a dinamização e operacionalização do hub nacional.

Alicerçado numa forte cooperação institucional, este hub procura aliar-se a empresas e organizações nacionais dos mais diversos setores, que tenham interesse em integrar o ecossistema europeu de dados.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Presidente do TICE.PT “a criação do hub português do Gaia-X vai permitir às empresas nacionais acederem a uma plataforma de inovação única, fomentando a sua competitividade e a prosperidade europeia”.

Já o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, salientou que “o projeto Gaia-X vem responder a alguns dos desafios da EU, no seu caminho de transição para um modelo de economia e sociedade mais digitais, corporizando e materializando os princípios orientadores do nosso Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.”

Os hubs Gaia-X europeus trabalham em rede no âmbito da Comunidade Gaia-X, tendo como missão agregar o maior número de empresas e impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud.

O TICE.PT, dinamizador do hub português, estará encarregue de dar suporte no desenvolvimento de use cases e, no âmbito dos princípios orientadores e standards do Gaia-X, garantir apoio aos stakeholders locais, contribuindo para escalar a rede europeia.