Portugal lidera descida dos preços de comunicações na Europa

Os pacotes de comunicações, usados por cerca de 90% das famílias portuguesas, baixaram 0,6% face ao mês anterior e os serviços em internet fixa baixaram 5.5% nos últimos 12 meses.

Os dados mais recentes do EUROSTAT, referentes a fevereiro de 2022, “demonstram a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas”, explica a Apritel.

Estes dados são especialmente significativos numa altura em que o IHPC teve um aumento mensal de 0,5% e homólogo de 4,4%.

Face ao mês anterior, o índice dos preços dos serviços de comunicações eletrónicas caiu em Portugal 0,3%, sendo a segunda maior descida de preços na UE 27.

Nos serviços em pacote, “aqueles que as famílias portuguesas cada vez mais preferem”, e que no final do 3T de 2021 já eram subscritos por cerca de 90 em cada 100 famílias (de acordo com dados da ANACOM), os preços baixaram em igual período 0,6% enquanto na Europa aumentaram 0,5%.

Relativamente aos preços dos serviços de internet fixa, a redução nos últimos 12 meses foi de 5,5%, a maior da UE27.

Em paralelo com esta forte redução de preços, a taxa de cobertura de redes fixas de alta velocidade aumentou, tendo atingido uma cobertura de 92% em 2021, mais3,1 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.