Portugal na 32ª posição do Índice Global de Inteligência Digital Mastercard

Quando analisada a confiança no ecossistema, Portugal surge numa posição cimeira à frente de países como os Estado Unidos, Austrália ou Japão.

Portugal ocupa a 32ª posição no Novo Índice Global de Inteligência Digital, realizado em parceria entre a Mastercard e a Fletcher School, da Tufts University.

O estudo demonstra o estado e ritmo de desenvolvimento digital de 90 economias em todo o mundo sendo que, no que respeita ao desenvolvimento digital global, a posição de Portugal no ranking fica atrás de países como Espanha (30º lugar),  Eslovénia (29º) e Lituânia (28º).,

Por outro lado, o nosso país fica à frente de Itália (40º) e da Grécia (44º).  No top 10 das economias de maior desenvolvimento digital estão Singapura, Estados Unidos, Hong Kong, Finlândia, Dinamarca, Suíça, Holanda, Noruega, Suécia e Islândia

Quando analisados os mecanismos que garantem segurança, privacidade e prestação de contas associadas ao ecossistema, Portugal surge na 13ª posição, segundo o mesmo estudo, situando-se acima de países como os Estado Unidos, Austrália ou Japão.

No que se refere à experiência associada a quaisquer fricções no acesso, com infraestruturas ou interações, Portugal também se destaca no 20º lugar, à frente da França (21º), Áustria (23º), Espanha (26ª), Itália (28ª) e Irlanda (29ª).

Já nas atitudes de confiança nas instituições, Portugal volta a subir 5 posições para 15º lugar, à frente de países como a Irlanda (17º) ou Reino Unido (26º).