Portuguesa mobinteg entra no mercado brasileiro

A tecnológica portuguesa reforça a estratégia de internacionalização com a entrada da solução mobiSHOUT! no mercado brasileiro. A ferramenta chega esta semana a São Paulo com uma nova funcionalidade de indoor location.

A navegação dentro de edifícios (indoor location) é uma nova ferramenta possibilitada pela instalação de beacons, pequenos emissores de sinais, em diferentes pontos do edifício. Ao ativar o Bluetooth no smartphone, estes emissores enviam sinais para dispositivos móveis, tornando-se possível determinar a posição do utilizador.

Desta forma, o utilizador poderá orientar-se facilmente em espaços fechados e, ainda, aceder a informação detalhada do ambiente. Além disso,  o uso de Bluetooth não consome tão rapidamente a bateria do dispositivo como o uso de GPS, que só funciona quando no exterior.

O projeto em São Paulo corresponde a uma exposição, sendo que a mobinteg afirma que também deu início a outra implementação no Rio de Janeiro. A app mobiSHOUT! funcionará como guia, tanto do ponto de vista de circulação dentro do espaço, como de interpretação das obras expostas. A solução permite, ainda, a possibilidade de apresentar informação contextual e complementar à visita, tais como vídeos e galerias de fotos ou audioguias.

Segundo a mobinteg, este módulo reconhece a informação disponibilizada numa cronologia. O visitante tem apenas de apontar a câmara do smartphone para uma das datas expostas e ser-lhe-á dado o acesso a toda a informação associada.

Além dos utilizadores, a tecnologia pode ainda ajudar as organizações responsáveis pelos espaços, dado que permite a análise de fluxos de visitantes. Esta informações pode ser útil para, por exemplo, numa exposição oferecer uma rota otimizada.