Portugueses confiam nos veículos híbridos e elétricos

Estudo do Observador Cetelem diz que portugueses confiam neste tipo de monitorização visto que dão nota positiva acima da média dos 15 países analisados.

Os veículos com motor a diesel são os que merecem a nota mais alta por parte dos inquiridos potugueses (7.8/10), no entanto os portugueses estão acima da média de confiança nos veículos híbridos (7.4/10) e 100% elétricos (7.1/10).

Em França, onde se destaca a venda de veículos de 100% elétricos, a quota de mercado destes veículo está em 1%. Em Portugal, os números começam a ficar mais próximos, contam com um 0,7%. No caso dos híbridos, atingem já a quota de 1,3%.

O principal motivo que leva a que os motores a energias tradicionais como gasóleo e gasolina continuem em primeiro lugar de confiança, deve-se a questões de “autonomia e as limitações das infraestruturas de carregamento”, diz o comunicado da Cetelem.

«As preferências em relação aos tipos de motorização amigos do ambiente já se começam a manifestar no crescimento das quotas de mercado dos veículos total ou parcialmente elétricos e tudo indica que estão a influenciar o futuro do parque automóvel nacional. Surge aqui uma dupla vantagem: por um lado, a poupança no consumo, muito importante para os consumidores, por outro, os benefícios ambientais», explica Pedro Ferreira, diretor da área automóvel do Cetelem, em comunicado.

Os veículos a gasolina ficam em quinto lugar (6.3/10) atrás dos veículos biocombustível e flex-fuel (6.4/10) o que mostra que os portugueses têm pior opinião dos veículos a gasolina do que a média dos países analisados (6.6/10). Em último lugar com 6,2/10 ficam os veículos a gás (GLP/GNV).

Este estudo da Cetelem envolveu 8.500 proprietários de automóveis de quinze países.