Portugueses gastam 80 euros em bacalhau para a ceia de Natal
Não é propriamente uma notícia de tecnologia. É mais um pretexto para que a equipa da B!T lhe deseje um Feliz Natal. E já agora, para que fique a saber que os portugueses, este ano, gastaram cerca de 80 euros em bacalhau para a ceia desta noite.
Os consumidores portugueses gastarão em média, este Natal, 80 euros em bacalhau. Esta é uma das conclusões de um estudo levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School, durante as duas primeiras semanas de dezembro, e que procura compreender o comportamento de compra de produtos alimentares específicos da época natalícia. A investigação revela ainda que 67 por cento dos inquiridos compra o bacalhau durante o mês de dezembro, sendo que oito por cento opta por se antecipar, adquirindo o fiel-amigo antes deste mês. Já um em cada quatro dos respondentes avança que só compra este peixe salgado em promoção.
Quanto ao local de compra, a primeira opção passa pelos hipermercados (55 por cento), seguindo-se as lojas de comércio tradicional (43 por cento). 63 por cento comprará bacalhau seco inteiro, 28 por cento irá adquirir bacalhau seco às postas e 9 por cento prefere bacalhau congelado. O estudo do IPAM revela que o bacalhau é, efetivamente, o produto alimentar mais comprado na época natalícia, estando presente na ceia de 71,9 por cento dos portugueses. Seguem-se os doces típicos (54,4 por cento) e o bolo-rei (52,6 por cento).
Os resultados da investigação da escola de Marketing demonstram uma vez mais a ligação do português ao bacalhau. Relembre-se que Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, sendo responsável por 25 por cento do consumo global. O estudo, coordenado pela professora Mafalda Ferreira, foi realizado de 1 e 13 de dezembro de 2014, em Portugal Continental, com uma amostra composta por 460 indivíduos.