Prémio Científico IBM 2013 abre candidaturas

Até dia 31 de Março podem concorrer jovens investigadores portugueses, ou residentes em Portugal há pelo menos três anos, com menos de 36 anos de idade. O valor do galardão é de 15 mil euros.

IBM

Relativamente ao prémio científico, este foi instituído no ano 1990 pela IBM Portugal e tem como objetivo “distinguir trabalhos de elevado mérito no campo das Ciências da Computação, estimulando jovens investigadores a investirem e a divulgarem os seus projetos de investigação científica.”O objetivo é impulsionar e promover a divulgação de novas ideias em Portugal e fomentar o relacionamento entre as comunidades empresariais, académica e investigação científica. 

Para já, há uma certeza, os trabalhos têm que ser submetidos de forma obrigatória em língua portuguesa e em nome individual. São também avaliados por um “júri constituído por um grupo de cientistas portugueses de elevado prestígio internacional e reconhecidamente líderes das principais áreas do conhecimento” a que o Prémio Científico IBM está associado e por um representante da Companhia IBM Portuguesa.

Em 2014, a IBM lança a 24ª edição do concurso que já premiou 25 investigadores ao longo de mais de duas décadas de existência, orgulhando-se de desempenhar um papel determinante na investigação em Portugal e de ter sido o garante da aplicação prática de muitos dos trabalhos premiados, promovendo assim melhorias significativas no nosso dia-a-dia.  

Em janeiro deste ano, a IBM já tinha informado sobre a realização deste evento e na altura foi revelado que a entrega dos projetos deveria ser feita até ao final do mês de março. Este galardão distingue os trabalhos de elevado mérito no campo das Ciências da Computação.