Alibaba Group anuncia sucessão da diretora financeira

A Alibaba Group Holding Limited (NYSE: BABA e HKEX: 9988, “Alibaba” ou “Alibaba Group”) anunciou hoje que Toby Xu, diretor financeiro adjunto sucederá Maggie Wu como diretor financeiro da empresa a partir de 1.º de abril de 2022. Maggie continuará como parceira da Alibaba Partnership atuando como diretora executiva no conselho da Alibaba.

“Maggie tem feito contribuições excepcionais que são fundamentais para as realizações da Alibaba até o momento. Desde que entrou na Alibaba há quase quinze anos, Maggie ajudou a liderar três aberturas de capital bem-sucedidas da empresa como diretora financeira: Alibaba.com na Bolsa de Valores de Hong Kong em 2007, e Alibaba Group Holding na Bolsa de Valores de Nova York em 2014 e na Bolsa de Valores de Hong Kong em 2019. Ela criou e desenvolveu uma equipe financeira com capacidades e realizações profissionais inigualáveis e tem servido como nosso alicerce na busca de estratégias e desenvolvimento de negócios da Alibaba. Maggie é sempre calma e serena, independentemente dos altos e baixos dos mercados de capital global e macroambiente. Ela é humilde e resiliente, e tem sido minha mais próxima e insubstituível parceira no decorrer dos anos”, afirmou Daniel Zhang, presidente e diretor executivo do Alibaba Group. “Daqui para a frente, Maggie potencializará sua ampla experiência para apoiar a Alibaba de novas maneiras. Continuaremos a nos beneficiar de sua orientação e insights na sua contínua função como diretora do conselho da Alibaba”.

“Estamos focados no longo prazo e a sucessão dentro da nossa equipe de administração em todas as ocasiões é feita sempre a serviço de garantir que Alibaba seja mais forte e mais bem posicionada para o futuro,” disse Zhang. “Toby uniu-se à Alibaba da PwC três anos atrás e foi nomeado diretor financeiro adjunto em julho de 2019. Ele demonstrou suas sólidas capacidades e liderança de forma rápida em resposta aos nossos negócios em constante evolução. Ele assumiu responsabilidades crescentes que incluíram nossos investimentos estratégicos, além de gestão financeira e operações. Estamos certos de que Toby é a pessoa certa para servir como nosso novo diretor financeiro do Grupo e, ao lado da principal equipe de administração, ajudará a liderar nossa equipe em direção ao nosso próximo sucesso”.

“O anúncio de hoje sobre a transição do diretor financeiro da Alibaba é o ponto culminante da extensiva preparação durante muitos anos como parte do planejamento de sucessão da liderança da Alibaba. Os mercados terão sempre altos e baixos, mas a Alibaba tem metas ambiciosas de longo prazo. Estamos em uma corrida de revezamento e temos que ter novas gerações de talentos para impulsionar a empresa para o futuro. Eu confio em Toby ainda mais do que confiava em mim mesmo quando assumi o cargo de diretora financeira anos atrás. Estou confiante de que Toby, através de suas capacidades profissionais e habilidades de liderança, e juntamente com Daniel e a equipe principal de administração, conduzirá com sucesso nossa equipe ao futuro”, disse Maggie Wu, diretora financeira do Alibaba Group.

Toby uniu-se à Alibaba em julho de 2018 e foi nomeado diretor financeiro adjunto em julho 2019. Antes de chegar ao Alibaba Group, Toby foi parceiro da PricewaterhouseCoopers por 11 anos, onde ingressou em 1996. Ele atua como diretor do Sun Art Retail Group, Lianhua Supermarket Holdings e Red Star Macalline Group. Toby graduou-se pela Fudan University em Xangai na China com um bacharelado em Física em 1996. Ele é membro do Instituto Chinês de Contadores Públicos Certificados.

Sobre o Alibaba Group

A missão do Alibaba Group é facilitar a realização de negócios em qualquer local. O objetivo da empresa é construir a infraestrutura futura do comércio. Sua visão é que os seus clientes vão se reunir, trabalhar e viver na Alibaba, e que ela será uma boa empresa que vai durar por 102 anos.