Brasil adentra análise de dados com projetos notáveis, mas a ampla adoção ainda está em estágios iniciais

As empresas brasileiras priorizaram a transformação digital em 2021 em resposta à pandemia da COVID-19, em alguns casos implementando usos notáveis da ciência de dados para melhor servir os clientes e reorganizar as cadeias de valor para o sucesso sob novas condições de mercado, de acordo com dois novos relatórios publicados hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), empresa líder global em consultoria e pesquisa em tecnologia.

Os relatórios ISG Provider Lens™ Analytics Services e Analytics Platforms and Solutions de 2021 para o Brasil mostram que as empresas estão usando a análise de dados para aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisões, tornar os ambientes de trabalho mais seguros e encontrar novos fluxos de receita. Fornecedores internacionais desenvolveram casos de uso de classe mundial no Brasil, incluindo lançamentos de chatbots inteligentes e bancos totalmente digitais de rápido crescimento, diz o ISG. O uso de tecnologias avançadas é generalizado, com pesquisas indicando que 40% das grandes empresas brasileiras têm projetos de IA em andamento.

“A pandemia transformou as iniciativas futuras das empresas brasileiras em projetos urgentes e imediatos”, disse Kathy Rudy, sócia e diretora de dados e análise da ISG. “Executivos respondendo às interrupções repentinas de meados de 2020 perceberam como os dados podem mudar e até mesmo expandir seus negócios.”

No entanto, uma observação da onda de projetos de análise de dados do país revela que a maioria das empresas brasileiras ainda está nos estágios iniciais do processo, de acordo com o relatório Analytics Services. Muitas companhias podem coletar grandes quantidades de dados, mas não estão prontas para extrair valor deles, uma vez que os dados não estão unificados, organizados ou armazenados adequadamente. A qualidade e a veracidade dos dados também podem precisar de melhorias. Muitas empresas ainda não integraram IoT e dados de terceiros que poderiam ser usados para insights adicionais. Esses problemas levaram diversas empresas brasileiras a recorrer a fornecedores de serviços de engenharia de dados para obter assistência.

As empresas no Brasil, como em outros países, também estão reconhecendo a importância de disponibilizar dados e ferramentas de análise para funcionários em todas as partes de uma organização, diz o ISG. Plataformas de análise de autoatendimento e inteligência de negócios (BI) – que são fornecidas principalmente em uma base SaaS – ajudam a tornar isso possível para empresas brasileiras, que podem assinar plataformas SaaS de fornecedores em qualquer lugar do mundo. No entanto, o mercado brasileiro consiste essencialmente de poucos players, porque muitos fornecedores ao redor do mundo não possuem estratégias go-to-market eficazes no país, de acordo com o relatório de Analytics Platforms.

Plataformas de fácil uso estão começando a dar aos economistas, engenheiros e gerentes de negócios o poder de extrair seus próprios insights dos dados, o que é especialmente importante devido à escassez de cientistas de dados dedicados, diz o relatório. Para empresas no Brasil, a acessibilidade é crítica para essas plataformas, especialmente quando os preços são cobrados em dólares americanos durante tempos de desvalorização da moeda brasileira. No entanto, grandes fornecedores estão agrupando numerosas soluções e licenças de usuário em um preço, tornando o preço marginal de uma plataforma de BI de autoatendimento competitivo.

Os sistemas de preparação e integração também são essenciais para extrair o valor máximo dos dados, afirma o relatório. As empresas que acessam seus dados de fontes diferentes e, em alguns casos, de nuvens diferentes, precisam integrá-los para uma análise completa e referência cruzada.

Funcionando em um ambiente de nuvem híbrida, algumas das plataformas líderes podem realizar integração em tempo real para tomada de decisão instantânea. Dois fornecedores brasileiros têm participação de mercado significativa em plataformas de preparação e integração de dados, mostrando que o suporte local e as forças de vendas são os principais motores de penetração no mercado brasileiro.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 30 fornecedores em três quadrantes: Data Science Services, Data Engineering Services e Data Lifecycle Management Services.

O relatório nomeia Accenture, Deloitte, EY, IBM e Keyrus como líderes em todos os três quadrantes. Deal, Logicalis, Stefanini e Wipro como líderes em dois quadrantes cada e Compasso UOL e Infosys como líderes em um quadrante cada.

Além disso, Assesso, Dedalus e UniSoma são nomeados como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e um “alto potencial futuro” pelas definições do ISG – em um quadrante cada.

Versões customizadas do relatório de Analytics Services foram disponibilizadas pela Assesso e Logicalis.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Platforms and Solutions 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 25 provedores em dois quadrantes: Self-Service Business Intelligence Platforms e Data Preparation and Integration Platforms.

O relatório nomeia Microsoft, SAP e SAS como líderes em ambos os quadrantes. Ele nomeia IBM, Informatica, Microstrategy, Oracle, Qlik, Semantix e Tableau como líderes em um quadrante cada.

Além disso, Looker e Qlik são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

Uma versão customizada do relatório Analytics Platforms and Solutions foi disponibilizada pela Semantix.

Os relatórios 2021 ISG Provider Lens™ Analytics Services e Analytics Platforms and Solutions para o Brasil estão disponíveis para assinantes do ISG ou para compra eventual nesta webpage.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa de lentes do provedor ISG, visite este webpage.

A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.