Press release

Crescimento de fornecedores auxilia maturidade de empresas de ADM no Brasil

0
Sponsored by businesswire

Mais empresas no Brasil estão terceirizando o desenvolvimento e manutenção de aplicativos (ADM) depois que as restrições de trabalho impostas pela pandemia da COVID-19 permitiram que os fornecedores de serviços aproveitassem sua experiência em trabalho distribuído para expandir suas operações em todo o país, segundo um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil constata que a pandemia acelerou a adoção global de tecnologias e práticas de ADM de próxima geração, pois as empresas foram forçadas a aprender a colaborar e entregar aplicativos durante o trabalho remoto. As empresas de terceirização estavam mais preparadas para essa mudança e as empresas com equipes de aplicativos internas reconheceram que a terceirização lhes daria mais flexibilidade para responder a interrupções como a pandemia.

No Brasil, os fornecedores de terceirização usaram os requisitos de distanciamento social como uma oportunidade para desenvolver novos métodos de contratação e descoberta de talentos adicionais fora dos principais centros de tecnologia do país, diz o relatório.

“Os fornecedores de serviços no Brasil aumentaram rapidamente para atender à crescente demanda por terceirização, em benefício das empresas”, disse Richard Chang, diretor do ISG. “Os departamentos de TI estavam lutando apenas para fornecer a infraestrutura para trabalho remoto, então aprender a colaborar e entregar aplicativos sob as novas condições foi ainda mais difícil.”

Embora os centros de entrega de aplicativos no Brasil tenham se concentrado em São Paulo, Belo Horizonte e centros remotos em seis outros estados, a mudança para o distanciamento social abriu contratações em todo o país, diz o ISG. Durante a pandemia, os prestadores de serviços adicionaram funcionários em todos os 26 estados.

A pandemia levou a um desgaste crescente que intensificou a escassez de habilidades de TI no Brasil, como em outras regiões, mas essa onda atingiu o pico no ano passado e a crise de talentos agora é mais gerenciável, diz o relatório.

O estudo afirma que os fornecedores de terceirização estão ajudando as empresas no Brasil a alavancar abordagens modernas para o desenvolvimento de aplicativos, incluindo metodologias ágeis. As empresas no Brasil atingiram a maturidade no uso de projetos de desenvolvimento Agile, com aplicativos móveis e experiência do cliente atuando como principais impulsionadores de adoção.

“As empresas no Brasil usam projetos ágeis como alavancas para a transformação digital”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Eles querem processos confiáveis ​​que os ajudem a entregar aplicativos mais rapidamente, incluindo DevOps e automação de testes, e os fornecedores de serviços permitem que eles integrem esses recursos.”

O relatório explora uma ampla gama de tendências de ADM no Brasil, incluindo o uso crescente de inteligência artificial em serviços gerenciados por aplicativos, a mudança de contratos baseados em esforços para contratos baseados em resultados e as perspectivas de um mercado de garantia de qualidade maduro com base em ferramentas pré-definidas e estruturadas.

O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 52 provedores em cinco quadrantes: Agile Application Development Outsourcing, Agile Application Development Projects, Application Managed Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists.

O relatório nomeia Capgemini, Tech Mahindra e Wipro como líderes em três quadrantes cada. Ele nomeia Accenture, Globant, Iteris, NTT DATA, Softtek e Stefanini como líderes em dois quadrantes cada. Base2, BRQ, CI&T, Compass, FCamara, GFT, Inmetrics, Prime Control, SEMPER IT, Sofist, Thoughtworks, T-Systems e Yaman são apontados como líderes em um quadrante cada.

Além disso, Qintess e Vericode são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Versões customizadas do relatório estão disponíveis na Inmetrics, Iteris, Prime Control, SEMPRE IT, Sofist e Vericode.

O relatório ISG Provider Lens™ Next-gen ADM Services 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/.