Empresas brasileiras reforçam a segurança cibernética à medida que os riscos aumentam

Novas regras de proteção de dados, ambientes de trabalho em mudança e crimes cibernéticos crescentes estão criando novos desafios de segurança cibernética para as empresas brasileiras, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório 2022 ISG Provider Lens™ Cybersecurity — Solutions and Services 2022 para o Brasil mostra que muitas organizações no Brasil priorizaram projetos de segurança cibernética e investiram em novos produtos e serviços ao mesmo tempo em que aceleraram a digitalização e a migração para a nuvem. Ambas as tendências levaram mais empresas a se envolverem com fornecedores de serviços de consultoria para planejamento estratégico e implementação.

“As rápidas mudanças dos últimos anos aumentaram drasticamente as necessidades de segurança cibernética no Brasil”, disse Doug Saylors, sócio e co-líder de segurança cibernética do ISG. “As empresas descobriram que precisam fazer investimentos significativos e agir rapidamente.”

A súbita exigência de que os funcionários trabalhem em casa durante a pandemia criou novos desafios de segurança cibernética para muitas organizações brasileiras, diz o relatório. Os empregadores precisavam garantir que os funcionários tivessem conexões de internet rápidas e estáveis em casa, que também fossem seguras. Eles também precisavam garantir que os telefones e computadores pessoais dos funcionários, agora sendo usados para o trabalho e, em alguns casos, também compartilhados com os membros da família, não fossem comprometidos.

Como muitas empresas brasileiras não tinham proteção de endpoint para dispositivos domésticos e remotos no início da pandemia, houve um aumento significativo nos ataques projetados para obter dados confidenciais de dispositivos ou violar redes e servidores de empresas, diz o ISG. Esses ataques deram origem a novas operações de comércio eletrônico, que vendem credenciais de rede corporativa, levando a ataques de ransomware mais sofisticados.

“O risco de segurança cibernética cresceu significativamente para as empresas brasileiras”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Elas também estão sob mais pressão para maximizar a produtividade e a continuidade dos negócios, então os investimentos em segurança cibernética são uma prioridade urgente.”

As empresas também tiveram que se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei geral de proteção de dados do Brasil, que entrou em vigor em 2020 e obrigou as empresas a buscarem serviços estratégicos de segurança ao planejar e implementar projetos para cumprir as lei, diz o relatório.

As empresas também tiveram que se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no Brasil em 2020 e obrigou as empresas a buscarem serviços estratégicos de segurança ao planejar e implementar projetos para cumprir as lei, diz o relatório.

O relatório também examina outras tendências recentes de segurança cibernética no Brasil, incluindo a adoção de novas ferramentas de gerenciamento de identidade e acesso à medida que as empresas migram para a nuvem, assim como o uso crescente de abordagens de segurança zero-trust.

O relatório ISG Provider Lens™ Cybersecurity — Solutions and Services 2022 para o Brasil avalia os recursos de 67 fornecedores em seis quadrantes: Identity and Access Management (IAM), Data Leakage/Loss Prevention (DLP) e Data Security, Advanced Endpoint Threat Protection, Detection and Response (Advanced ETPDR), Technical Security Services (TSS), Strategic Security Services (SSS) e Managed Security Services.

The report names IBM as a Leader in five quadrants. It names Broadcom, ISH, Logicalis and Microsoft as Leaders in three quadrants each. Accenture, Agility, Capgemini, Deloitte and Trend Micro are named as Leaders in two quadrants each. The report names CrowdStrike, Edge UOL, EY, Forcepoint, Kaspersky, Lumen, NTT, Okta, OpenText, PwC, RSA, senhasegura, Stefanini Rafael, Trellix, Unisys, Varonis, VMware Carbon Black and Wipro as Leaders in one quadrant each.

O relatório nomeia a IBM como Líder em cinco quadrantes. Ele nomeia Broadcom, ISH, Logicalis e Microsoft como Líderes em três quadrantes cada. Accenture, Agility, Capgemini, Deloitte e Trend Micro são nomeadas Líderes em dois quadrantes cada. O relatório nomeia CrowdStrike, Edge UOL, EY, Forcepoint, Kaspersky, Lumen, NTT, Okta, OpenText, PwC, RSA, senhasegura, Stefanini Rafael, Trellix, Unisys, Varonis, VMware Carbon Black e Wipro como Líderes em um quadrante cada.

In addition, Accenture, HelpSystems, Micro Focus, NTT, Tempest and Trellix are named as Rising Stars — companies with a “promising portfolio” and “high future potential” by ISG’s definition — in one quadrant each.

Além disso, Accenture, HelpSystems, Micro Focus, NTT, Tempest e Trellix são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis no GoCache, ISH e Logicalis.

O relatório ISG Provider Lens™ Cybersecurity — Solutions and Services 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisa complementar, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.