Esri realiza parceria com a Digital Earth Africa para apoiar o crescimento sustentável

A mudança climática está agravando os riscos de insegurança alimentar, deslocamento e desastres naturais em amplas regiões do continente africano, com as populações vulneráveis tendo que enfrentar resultados especialmente graves. Entretanto, vários países da África já começaram a inovar e promover o próximo grande boom do setor de tecnologia, com empresas que criam soluções para eliminar as lacunas sociais e econômicas. Para apoiar as organizações locais que utilizam a ciência de dados para lidar com estes desafios, a Esri— líder mundial em inteligência de localização — firmou um acordo de cooperação (MOU) com a Digital Earth Africa.

Com a intenção de encorajar e apoiar a sustentabilidade na governança e no comércio, esta parceria criará e lançará soluções de tecnologia baseadas em imagens de satélite gratuitas e de código aberto e outras formas de dados de observação da terra. Utilizando o software do sistema de informações geográficas (GIS, geographic information system) da Esri, as organizações africanas poderão analisar os dados de imagem para descobrir padrões e prever resultados futuros. Este valioso conteúdo será acessível por meio do Africa GeoPortal, uma plataforma em nuvem abrangente que disponibiliza dados geográficos e imagens para a África, assim como soluções da Esri e seus parceiros.

“Estamos muito orgulhosos de fazer essa parceria com a Digital Earth Africa para tornar os dados de observação da terra utilizáveis”, disse Jack Dangermond, fundador e presidente da Esri. “Este acordo apoia o importante trabalho para o crescimento sustentável que acontece por todo o continente.”

Quando coletadas, as imagens de satélite devem ser processadas para que atendam aos padrões de consistência e precisão que são exigidos para a investigação científica. A Digital Earth Africa apronta e disponibiliza estes dados para análise para todo o continente. O GIS fornece as ferramentas e recursos para a criação de mapas, aplicativos e muito mais ao transformar facilmente estas imagens em dados úteis.

“Estamos produzindo produtos prontos para a tomada de decisão com dados de observação da terra”, disse o Dr. Thembi Xaba, diretor executivo da Digital Earth Africa. “Nossa plataforma e serviços possibilitam que os governos africanos, indústria e tomadores de decisão acompanhem as mudanças que ocorrem em todo o continente para equipar os usuários para um melhor planejamento do futuro.”

A parceria entre a Esri e a Digital Earth Africa disponibilizará quatro décadas de imagem. O objetivo é ajudar a desenvolver um entendimento e conscientização sobre os riscos de curto e longo prazo decorrentes de inundações, secas e erosão do solo e de áreas costeiras. As camadas de imagens e dados podem ser utilizadas para o monitoramento da agricultura, cobertura florestal, massas de terra, disponibilidade e qualidade da água e variações dentro dos assentamentos humanos.

Tudo isso é acessível no Africa GeoPortal com aplicativos pré-configurados e ferramentas avançadas para usuários novos e experientes. O software ArcGIS Online da Esri, disponibilizado por meio desta parceria, ajudará a eliminar as barreiras comuns, como o custo e a necessidade de habilidade técnica para se acessar os valiosos dados de observação da terra. Como uma plataforma GIS comunitária, o Africa GeoPortal aumenta a descoberta e o uso de conteúdos, como esse da Digital Earth Africa, por meio de ferramentas, dados e aprendizado.

Para saber mais sobre como a Esri e a Digital Earth Africa estão ajudando organizações no continente africano a acessar valiosos dados de imagem para superar os desafios locais, acesse deafrica.africageoportal.com.

Sobre a Esri

A Esri, líder mundial no mercado de software de sistema de informações geográficas (GIS, geographic information system), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a liberarem todo o potencial dos dados para aprimorar resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, no estado norte-americano da Califórnia, a Esri tem seu software implementado em mais de 350 mil organizações em todas as regiões do mundo, e em mais de 200 mil instituições nas Américas, Ásia, no Pacífico, Europa, África e Oriente Médio, incluindo empresas da lista Fortune 500, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. A Esri conta com escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que prestam suporte local em mais de 100 países, em seis continentes. Mantendo sempre seu compromisso pioneiro com a tecnologia da informação geoespacial, a Esri projeta as soluções mais inovadoras para a transformação digital, a Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) e análises avançadas. Conheça a empresa em esri.com.

Copyright © 2022 Esri. Todos os direitos reservados. a Esri, o logotipo de globo da Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em outras jurisdições. Outras empresas, produtos ou serviços mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos titulares.