Experian divulga pesquisa de mercado 2023 sobre análise preditiva e ModelOps para instituições financeiras

A Experian, empresa líder mundial em serviços de informação global, revelou hoje sua detalhada pesquisa de mercado sobre o estado da análise preditiva e o futuro de ModelOps (operações de modelo) para instituições financeiras, intitulada “Accelerating Model Velocity in Financial Institutions” (Acelerando a velocidade dos modelos em instituições financeiras). A pesquisa entrevistou 415 organizações de crédito ao consumidor nos EUA, no Reino Unido e no Brasil, e fornece as principais tendências e insights sobre as tendências de construção de modelos em instituições financeiras em três dos maiores mercados do mundo.

Desenvolvimento de modelo e maturidade de implementação são indicadores de sucesso críticos para as instituições financeiras no que diz respeito a lançar novos produtos no mercado e aumentar sua lucratividade. ModelOps, as atividades operacionais com o suporte de IA que apoiam o desenvolvimento, a implementação e a manutenção de modelo preditivo, têm um impacto direto em como as instituições financeiras buscam automação e como aproveitam os dados e as análises para tomar decisões de forma mais precisa. Infelizmente, a pesquisa descobriu que muitas instituições financeiras sofrem com a velocidade dos modelos (isto é, como os modelos podem ser rapidamente passados à produção).

“A velocidade dos modelos tem a ver com acelerar a rapidez com que as instituições financeiras conseguem responder ao mercado e às pressões competitivas, e o que os nossos achados descobriram foi que os entrevistados passam pelo desafio de desenvolvimento e implementação ineficientes que afetam suas tomadas de decisão e, em última instância, a experiência do consumidor”, afirmou Alex Lintner, CEO da Experian Software Solutions. “Nossos achados lançam luz sobre as principais barreiras para desenvolver e atualizar modelos, incluindo escassez de talentos e comunicação dos resultados do modelo à gerência”.

Os principais achados revelam a complexidade do ambiente operacional e a necessidade de processos sofisticados, uma infraestrutura tecnológica robusta e uma mão-de-obra altamente qualificada, capaz de navegar a tomada de decisão baseada em dados. Entre os resultados da pesquisa, destacam-se:

• O desenvolvimento e a implementação de modelos atualmente levam uma média de 15 meses.

• Um significante 55% dos credores relatou construir modelos que nunca foram para a produção.

• Dois terços (66%) das instituições reconhecem que ModelOps moldarão o futuro da indústria nos próximos cinco anos.

“Os achados mostram que as instituições financeiras adotaram modelos de análise preditiva em suas operações e um número significante de entrevistados pretendem implementar modelos em uma série de casos de uso nos próximos um ou dois anos”, acrescentou Lintner. “Ao antecipar o que este mercado precisa, a Experian tem uma ampla gama de ferramentas e insights de dados para ajudar as instituições financeiras a melhorar a sua velocidade de modelo e superar os problemas de transparência dos modelos”.

Para mais informações e para acessar o relatório “Accelerating Model Velocity in Financial Institutions” (Acelerando a velocidade dos modelos em instituições financeiras), acesse https://us-go.experian.com/accelerating-model-velocity-report.

Sobre a Experian

A Experian é a empresa líder mundial em serviços de informação global. Durante os grandes momentos da vida, desde comprar uma casa ou um carro, enviar um filho à faculdade, até expandir um negócio ao se conectar com novos clientes, capacitamos os consumidores e nossos clientes a gerenciar seus dados com confiança. Ajudamos as pessoas a assumir o controle financeiro e acessar serviços financeiros, empresas a tomar decisões mais inteligentes e prosperar, credores a emprestar com mais responsabilidade e organizações a evitar fraudes de identidade e crimes.

Temos 21.700 pessoas operando em 30 países e todos os dias investimos em novas tecnologias, pessoas talentosas e inovação para ajudar todos os nossos clientes a maximizar cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, estamos cotados na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e fazemos parte do Índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite nosso centro de conteúdo global em nosso blog de notícias mundiais para ler as mais recentes notícias e insights do Grupo.

Experian e as marcas Experian utilizadas neste documento são marcas comerciais ou marcas registradas da Experian e suas afiliadas. Outros nomes de produtos e empresas aqui citados são de propriedade de seus respectivos proprietários.