Lenovo Group: Resultados do primeiro trimestre 2022/23

O Lenovo Group (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou hoje fortes resultados do primeiro trimestre para o Grupo, melhorando tanto a receita quanto a lucratividade pelo nono trimestre consecutivo. O lucro líquido no primeiro trimestre cresceu 11% em relação ao ano anterior para U$ 516 milhões e 35% em relação ao ano anterior para US$ 556 milhões em uma base não-HKFRS [1]. A receita cresceu para US$ 17 bilhões, um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior em moeda constante.

O Grupo viu a receita de negócios fora do segmento de PCs alcançar 37%, demonstrando que sua estratégia de transformação liderada por serviços e investimentos persistentes na diversificação dos negócios valeram a pena e estão gerando oportunidades de crescimento futuro. Esses novos motores de crescimento de soluções e serviços, soluções de infraestrutura e negócios móveis juntos fizeram a receita crescer em dois dígitos em relação ao ano anterior, contribuindo tanto para o crescimento específico quanto para o compromisso mais amplo da Lenovo de dobrar a lucratividade no médio prazo. O Grupo permanece comprometido a dobrar os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e aumentou os gastos em P&D em 10% em relação ao ano anterior, além de aumentar o número de funcionários em P&D em 29% em relação ao ano anterior.

A Lenovo continua a aproveitar as oportunidades geradas pela transformação digital/inteligente acelerada e o trabalho híbrido, enquanto atravessa bem uma gama de desafios em todo o setor. No geral, o Grupo continua otimista sobre o potencial de crescimento do setor a longo prazo e as oportunidades proporcionadas pelos seus investimentos em novos motores de crescimento. Ele está confiante que, ao aproveitar sua estratégia e execução juntamente com suas principais competências em inovação, excelência operacional e modelo operacional global/local, tem a agilidade e a resiliência para enfrentar quaisquer macro ou micro desafios com sucesso.

Destaques financeiros:

Primeiro trimestre de 22/23

Milhões de US$

Primeiro trimestre de 21/22

Milhões de US$

Alteração

Receita do grupo

Receita bruta

Receita líquida (lucro atribuível aos acionistas)

Receita líquida (lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS) [1]

Ganhos básicos por ação (centavos de US$)

4,39

4,02

0,37

Citação do presidente do conselho e CEO, Yuanqing Yang:

“Crescemos com sucesso nosso negócio e aumentamos a lucratividade pelo nono trimestre consecutivo, enquanto nosso mix de receita de negócios fora do segmento de PCs alcançou 37%. Esses são os resultados da nossa visão estratégica e forte execução, juntamente com nossa resiliência operacional”, disse Yuanqing Yang, presidente do conselho e CEO da Lenovo. “Embora os desafios externos possam persistir no curto prazo, a tendência da digitalização continua acelerando e o modelo de trabalho híbrido veio para ficar. Estamos confiantes em aproveitar essas oportunidades e continuaremos a investir, inovar e entregar crescimento sustentável e melhorias de lucratividade.”

Grupo de Soluções e Serviços (Solutions and Services Group, SSG): forte crescimento e margens altas, aumentando a lucratividade geral do grupo

Oportunidade:

O mercado de serviços de TI de três trilhões de dólares continua em forte crescimento, e o aumento do trabalho híbrido está gerando uma maior demanda por serviços premium e atendimento ao cliente. Da mesma forma, a expansão de soluções de ambiente de trabalho digital aumentou a demanda para dispositivos, infraestrutura e gerenciamento de ambiente de trabalho ‘como serviço’. Ao mesmo tempo, espera-se que o mercado de soluções verticais que incluem cidade inteligente, manufatura inteligente, educação inteligente e varejo inteligente, cresça a uma CAGR de dois dígitos até 2025.

Desempenho do primeiro trimestre do ano fiscal 22/23:

• No último trimestre o SSG entregou alta lucratividade e alto crescimento, com um crescimento de receita de 23% em relação ao ano anterior. A margem operacional continuou alta em quase 23%.
  • Houve um forte crescimento de receita de dois dígitos em todos os segmentos, com a receita de serviços gerenciados não dependentes de hardware e serviços de projetos e soluções agora representando quase metade dos negócios do SSG.

Crescimento sustentável:

• O SSG continua investindo em ferramentas de software, plataformas, e soluções verticais reprodutíveis com a própria PI da Lenovo, incluindo a contínua expansão do portfólio TruScale como serviço para o mercado mais amplo de soluções de ambiente de trabalho digital.
  • O SSG lançou soluções híbridas/multinuvem e continua desenvolvendo seu portfólio de ofertas de sustentabilidade.
  • A parceria estratégica com a PCCW Solutions, anunciada em junho de 2022, expandirá ainda mais a pegada do SSG e as oportunidades para construir um negócio de soluções tecnológicas na Ásia-Pacífico.

Grupo de Soluções de Infraestrutura (Infrastructure Solutions Group, ISG): A receita recorde no ano fiscal 21/22 e o crescimento lucrativo continuam no novo ano fiscal

Oportunidade:

O ISG continua se beneficiando do robusto crescimento do mercado de infraestrutura de TIC. Só o mercado de servidores deverá crescer a uma CAGR de dois dígitos até 2025. O mercado de infraestrutura de borda ultrapassará US$ 41 bilhões até 2025 e o mercado de armazenamento alcançará US$ 36 bilhões no mesmo prazo.

Desempenho do primeiro trimestre do ano fiscal 22/23:

• A receita do ISG ultrapassou US$ 2 bilhões pela primeira vez, com um crescimento de 14% em relação ao ano anterior e lucratividade por três trimestres consecutivos.
  • O segmento de provedor de serviço de nuvem, juntamente com o de servidor e armazenamento, alcançou recordes históricos de receita e todos superaram significativamente o mercado.
  • A receita de computação de borda quase dobrou em relação ao ano anterior, e no segmento de computação de alto desempenho a divisão de ISG manteve sua liderança na 1.ª posição da lista Top500 acrescentando mais sistemas Lenovo que utilizam sua exclusiva tecnologia de resfriamento líquido Neptune.

Crescimento sustentável:

• O ISG continua investindo em um portfólio abrangente e na inovação, especialmente em borda, nuvem e serviços.
  • O ISG continuará a equilibrar a escala e a lucratividade à medida que foca em ser um dos provedores de infraestrutura ponta a ponta de mais rápido crescimento.

Grupo de Dispositivos Inteligentes (Intelligent Devices Group, IDG): líder de mercado impulsionando a inovação e diversificação

Oportunidade:

Enquanto o mercado de PCs está atualmente experimentando desafios de curto prazo, os PCs ainda são reconhecidos como uma necessidade e ferramenta essencial para produtividade. Espera-se que o mercado disponível total para PCs se mantenha mais alto que os níveis pré-pandemia no longo prazo. Juntamente com PCs, o mercado de soluções baseadas em cenários está crescendo rapidamente, com a expectativa de que o mercado de colaboração inteligente ultrapasse US$ 80 bilhões até 2025.

Desempenho do primeiro trimestre do ano fiscal 22/23:

• O IDG manteve a lucratividade líder do setor, com lucro operacional de mais de US$ 1 bilhão, superando o mercado para não apenas manter, mas também reforçar sua posição global como a empresa de PC número 1 do mundo. Esse sucesso foi gerado por forte crescimento em segmentos premium como os de jogos e estações de trabalho.
  • A receita de smartphones aumentou mais de 20% em relação ao ano anterior, com o crescimento vindo não somente dos importantes mercados tradicionais da América Latina e América do Norte, mas também dos mercados em expansão da Europa e Ásia-Pacífico.
  • A expansão além dos PCs continua, com 22% da receita de IDG vindo de dispositivos inteligentes fora do segmento de PCs, computação/IoT integrada e soluções baseadas em cenários como casa inteligente e colaboração inteligente.

Crescimento sustentável:

• A Lenovo continua focando na inovação em todo o seu portfólio – desde dispositivos inteligentes a colaboração inteligente e, por fim, a espaços inteligentes.
  • O foco para dispositivos inteligentes está em formatos inovadores, desempenho extremo, inteligência adaptativa e segurança. Para ambientes de trabalho digital o foco está na conexão e integração contínuas, permitindo a melhor combinação possível de colaboração física e virtual.

Destaques operacionais e investimentos para o futuro

Investimento corporativo – A Lenovo concluiu recentemente um oferta inaugural de notas verdes como parte de uma oferta de títulos da Regra 144A/Regulamento S de US$ 1,25 trilhão de transe duplo. A oferta é o maior título do setor de tecnologia ambiental, social e de governança (“ESG”) globalmente até agora em 2022[2], e é um importante marco na jornada de ESG da Lenovo e apoia sua visão para alcançar zero líquido até 2050. Este é um importante desenvolvimento à medida que a Empresa continua orientando seus objetivos e ambições integrados de clima e sustentabilidade, permitindo que a empresa financie projetos e iniciativas que apoiem seus compromissos de ESG e construa um futuro mais inteligente e mais sustentável para todos. Mais informações estão disponíveis na Estrutura de finanças verdes do Grupo.

Cadeia de suprimentos global – Em junho de 2022 a Lenovo abriu oficialmente as portas da sua primeira unidade de fabricação interna na Europa. Com sede em Ullo, Hungria, a fábrica se concentra principalmente na construção de infraestrutura de servidores, sistemas de armazenamento e estações de trabalho de PC de ponta usadas por clientes em toda a região da Europa, Oriente Médio e África, e expande ainda mais a presença de fabricação global da Lenovo.

A lista Gartner Global Supply Chain Top 25 anual para 2022 mostrou a Lenovo na sua mais alta posição até hoje, um avanço de sete posições de 2021 para a posição de n.º 9. A lista Gartner Supply Chain Top 25 identifica, celebra e perfila empresas que demonstram excelência na gestão da cadeia de suprimentos em maio a interrupções de alto risco na cadeia de suprimentos.

[1] a medida não-HKFRS foi ajustada pela adição das variações líquidas do valor justo dos ativos financeiros a valor justo por meio de lucro ou perda, amortização de ativos intangíveis resultantes de fusões e aquisições, encargos relacionados a fusões e aquisições; e os correspondentes efeitos do imposto de renda, se houver. [2] Fonte: Dealogic, Ásia excluindo Japão, grandes negócios acima de US$ 1 bilhão (equivalente).

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência tecnológica global com receita de US$ 70 bilhões, classificada em 171.º lugar na lista Fortune Global 500, empregando 75.000 pessoas em todo o mundo e atendendo a milhões de clientes, todos os dias, em 180 mercados. Com foco em uma visão ousada de fornecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como líder mundial em PCs e expandiu seus negócios para novas áreas de crescimento de infraestrutura, dispositivos móveis, soluções e serviços. Com essa transformação, juntamente com sua capacidade de inovação que muda o mundo, a Lenovo está construindo uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as mais recentes notícias em nosso StoryHub.

LENOVO GROUP

RESUMO FINANCEIRO

Para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2022

(em milhões de US$, exceto dados de ações)