Murata e Michelin desenvolvem módulo RFID em conjunto para melhorar operações de gerenciamento de pneus

A Murata Manufacturing Co., Ltd. (TOKYO:6981) (ISIN:JP3914400001) codesenvolveu com a Michelin uma nova geração de módulos RFID incorporados em pneus. As robustas etiquetas RFID passivas não requerem fonte de alimentação externa e continuarão a operar enquanto são dirigidas por quilometragens extremamente altas. Essa tecnologia simples e elegante oferece baixo custo e fácil rastreabilidade do pneu ao longo de toda a sua vida útil, permitindo o gerenciamento da logística de estoque, manutenção pós-venda e operações de reciclagem.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211213005765/pt/

RFID modules that are embedded into tires (Graphic: Business Wire)

“A tecnologia RFID é uma capacitadora chave para ganhar eficiência e otimizar as operações de pneus, mas também para melhorar a experiência do cliente ao identificar pneus e associar dados. A incorporação de uma etiqueta é a única maneira de identificar pneus desde a produção até o final da vida útil de forma consistente”, diz Jerôme Barrand, líder do programa RFID da Michelin. “Graças a uma grande colaboração com a Murata foi possível desenvolver uma nova solução eficiente e econômica, permitindo que a Michelin atenda a um mercado maior. Esta nova geração de etiquetas RFID já foi incorporada em mais de quatro milhões de pneus Michelin. Além disso, o fato de que a tecnologia também está disponível desde já para qualquer outro fabricante de pneus deve fomentar a adoção pelo mercado”.

Atualmente, a Michelin usa as etiquetas RFID em veículos comerciais, como caminhões, ônibus e automóveis. A Michelin está trabalhando para expandir este lançamento para 100% dos pneus MICHELIN a partir de 2024. É importante ressaltar que a empresa prevê que os principais participantes do mercado adotarão essa tecnologia para melhorar a rastreabilidade dos pneus.

“A Murata continuará aprimorando tecnologias para soluções inovadoras e contribuirá com as operações de gerenciamento de pneus em todo o seu ciclo de vida e com o aprimoramento da experiência do cliente”, afirma Masamichi Ando, diretor sênior do departamento de negócios de RFID da Murata.

A Murata tem ampla experiência e conhecimento em tecnologia de RF e downsizing. Melhorar a confiabilidade em comparação com as etiquetas RFID existentes e, ao mesmo tempo, minimizar os custos, foram fatores críticos no desenvolvimento da etiqueta RFID incorporada em pneus. Projetado e fabricado pela Murata, o módulo RFID tem aproximadamente o tamanho de um grão de arroz, medindo 1 x 1 x 6 mm. Ao inseri-lo em uma antena de mola simples projetada e fabricada pela HANA Technologies, a etiqueta RFID alcança a arquitetura de comunicação mais simples, permitindo que se conecte ao ecossistema do pneu.

Além do fornecimento deste módulo RFID, a Murata poderá oferecer sua plataforma id-BridgeTM (middleware RFID), que processa e interpreta os dados transmitidos da etiqueta RFID incorporada no pneu em conformidade com os padrões ISO*.

Para mais informações sobre as etiquetas RFID incorporadas em pneus, que já estão em produção em massa, acesse: https://rfid.michelin.com/

*ISO é a Organização Internacional de Padronização que emite padrões internacionais para várias indústrias. O ISO20910 especifica os requisitos gerais e a estrutura de dados para codificar a etiqueta RFID embutida no pneu. A ISO20912 especifica os métodos de testes para validar a conformidade de pneus habilitados para RFID.

Sobre a Murata

A Murata Manufacturing Co., Ltd. é líder mundial na concepção, fabricação e venda de componentes eletrônicos e soluções passivas à base de cerâmica, módulos de comunicação e módulos de alimentação elétrica. A Murata tem o compromisso de desenvolver materiais eletrônicos avançados e módulos de alta densidade e multifuncionais de ponta. A empresa conta com funcionários e instalações de produção em todo o mundo. Para obter mais informações, acesse o site da Murata em www.murata.com