Nova pesquisa de confiança digital revela lacunas, benefícios e principais conclusões para a futura transformação digital

À medida que as empresas em todo o mundo correm para a transformação digital, o relatório da pesquisa Estado da confiança digital 2022 da ISACA mostra lacunas significativas entre o que as empresas estão fazendo agora e o que devem fazer para estabelecer liderança e conquistar a confiança do cliente no futuro ecossistema digital.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220915005271/pt/

ISACA surveyed more than 2,700 professionals worldwide who hold assurance, governance, risk, security or privacy roles to learn how enterprises are approaching digital trust. See key findings in this infographic, and access five takeaways on how to advance digital trust in the free survey report at www.isaca.org/state-of-digital-trust. (Photo: ISACA)

O relatório apresenta insights de 2.755 profissionais internacionais de negócios e tecnologia da informação. A ISACA define a confiança digital como a confiança na integridade dos relacionamentos, interações e transações entre fornecedores e consumidores dentro de um ecossistema digital associado.

Enquanto 98% dos entrevistados dizem que a confiança digital é importante, apenas 12% de suas organizações têm uma função de equipe dedicada à confiança digital.

Olhando para o futuro, 82 por cento dizem que a confiança digital será ainda mais importante em cinco anos, mas apenas 29 por cento oferecem treinamento de confiança digital à equipe.

“A confiança digital é a base das relações comerciais e é fundamental para a transformação digital estratégica”, afirmou David Samuelson, CEO da ISACA. “Inovação, liderança de mercado e desempenho financeiro dependem muito da confiança que deve ser conquistada todos os dias”.

As organizações com baixa confiança digital experimentam declínio na reputação (62%), mais violações de privacidade (60%), mais incidentes de segurança cibernética (59%), clientes perdidos (56%), dados menos confiáveis para decisões (53%), impacto negativo na receita (43%) e inovação mais lenta (36%).

Obstáculos

Os obstáculos mais significativos para a confiança digital são a falta de habilidades e treinamento (53%), falta de alinhamento com as metas da empresa (44%), falta de adesão da liderança (42%), falta de orçamento (41%) e falta de recursos tecnológicos (40 por cento).

“A confiança digital é uma moeda que deve ser apoiada por um processo de validação robusto”, afirmou Matt Chiodi, diretor de confiança da Cerby e membro do Conselho fiduciário digital da ISACA. “A confiança deve ser conquistada, o que significa que em tudo que uma organização faz, o objetivo final deve ser responder à pergunta: “O que podemos fazer hoje para ganhar melhor a confiança de nossos clientes?” nas respostas, uma prioridade vencerá no futuro – ganhar em participação de mercado, lucratividade e engajamento com funcionários e clientes”.

Os principais benefícios de ter altos níveis de confiança digital incluem:

• Reputação positiva (66 por cento)
  • Menos violações de privacidade (58 por cento)
  • Menos incidentes de segurança cibernética (57 por cento)
  • Maior fidelidade do cliente (55 por cento)
  • Inovação mais rápida (44 por cento)
  • Maior receita (25 por cento)

Oportunidades de crescimento

Os entrevistados disseram que os três principais componentes da confiança digital são segurança, integridade de dados e privacidade, mas apenas metade concorda que há colaboração suficiente entre profissionais nesses e em outros campos de confiança digital.

Oitenta e dois por cento dizem que a confiança digital será muito mais importante em sua organização e 28 por cento dizem que sua organização provavelmente terá uma função de equipe sênior dedicada à confiança digital em cinco anos.

Visite www.isaca.org/digital-trust ou www.isaca.org/state-of-digital-trust para o relatório e recursos do Estado da confiança digital.

Acesse um webinar exclusivo para membros sobre a nova Estrutura do ecossistema de confiança digital às 12h ET em 22 de setembro de 2022.

Sobre a ISACA

A ISACA® (www.isaca.org) é uma comunidade global que promove indivíduos e organizações em sua busca pela confiança digital. Por mais de 50 anos, a ISACA equipou indivíduos e empresas com conhecimento, credenciais, educação, treinamento e comunidade para progredir em suas carreiras, transformar suas organizações e construir um mundo digital mais confiável e ético. A ISACA tem mais de 165.000 membros em 188 países, incluindo 225 capítulos em todo o mundo. Por meio de sua fundação One In Tech, a ISACA apoia a educação em TI e as carreiras para populações com poucos recursos e representação.