Novo paradigma da inovação: Tata Passenger Electric Mobility orgulhosamente apresenta sua nova visão, um conceito baseado em sua arquitetura Pure EV

Dando um imenso passo em direção à próxima geração de veículos elétricos, a Tata Passenger Electric Mobility (TPEM) estreou brilhantemente hoje com o anúncio global do Conceito AVINYA – uma expressão da visão da Empresa de um veículo puramente elétrico, baseado em sua arquitetura GEN 3. Derivado do sânscrito, o nome AVINYA significa ‘Inovação’. O Conceito AVINYA apresenta uma nova tipologia de mobilidade que libera um enorme espaço e conforto, não limitado pela segmentação tradicional. Ele vem repleto de tecnologia, software e inteligência artificial de nova geração que trabalham em segundo plano para entregar bem estar e tranquilidade no trânsito. Oferecendo uma experiência extremamente superior ao cliente, mas ainda assim simples e relaxante, esse conceito será bastante acessível para uma maioria dos clientes atuais de segmentos de rápido crescimento e alto volume. Sendo assim, a TPEM está pronta para lançar uma nova gama de VEs – veículos elétricos (electric vehicles, EVs) – que redefinirão o setor automotivo. Esse revolucionário VE chegará ao mercado em 2025.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220429005306/pt/

Tata Passenger Electric Mobility (TPEM) today made a smashing debut with the global unveil of the AVINYA Concept – an expression of the Company’s vision of a Pure Electric Vehicle, based on its GEN 3 architecture. A vision pivotal in signalling a ‘New Paradigm’, this concept reflects the Company’s new identity, an identity which is here to challenge the status quo. All set to be introduced to the market by 2025, the AVINYA Concept will give rise to a new breed of EVs. In the image, (L-R) Mr. Anand Kulkarni, Vice President, Product Line & Operations, Tata Passenger Electric Mobility Ltd., Mr. Vivek B Srivatsa, Head, Marketing, Sales and Service Strategy, Tata Passenger Electric Mobility Ltd., Mr. Martin Uhlarik, Head of Design, Tata Motors, Mr. N Chandrasekaran, Chairman, Tata Sons and Tata Motors and Mr. Shailesh Chandra, Managing Director, Tata Motors Passenger Vehicles Ltd. and Tata Passenger Electric Mobility Ltd., along with the stunning AVINYA. (Photo: Business Wire)

Comentando sobre essa ocasião marcante, N Chandrasekaran, presidente da Tata Sons e Tata Motors, disse: “Ao tornar o Conceito AVINYA uma realidade, a ideia central foi oferecer uma solução de mobilidade inédita, um software de ponta sobre rodas bem projetado, sustentável e que reduz a pegada de carbono do planeta. A mobilidade ecológica está no centro da TPEM, e o Conceito AVINYA é o reflexo perfeito do que a empresa representa: uma criação que não apenas acelerará a adoção de VEs, mas que também liderará esse movimento. Além disso, no grupo Tata, estamos exclusivamente posicionados para trazer toda a experiência necessária para criar tais soluções de mobilidade, e confiantes de que nos próximos anos causaremos um impacto maior e sustentável na Índia e em todo o mundo”.

Shailesh Chandra, diretor administrativo da Tata Motors Passenger Vehicles Ltd. e da Tata Passenger Electric Mobility Ltd., acrescentou: “É sem dúvida um motivo de orgulho para todos nós da TPEM apresentar o Conceito AVINYA ao mundo, uma importante guinada na sinalização de um ‘novo paradigma’. Atrelado aos seus valores de Simplicidade, Atemporalidade, Facilidade e Graça, o AVINYA não é apenas um conceito, mas a nossa nova identidade, uma identidade que chega para desafiar o status quo. Ele me transmite um enorme senso de otimismo para apresentar uma nova categoria de veículos que introduzirão opções na indústria automotiva que vão além da mobilidade; um espaço tranquilo que oferecerá aos usuários uma experiência sensorial completa no trânsito. Em seu coração, o Conceito AVINYA traz o ‘IN’, que demonstra nossas raízes indianas e ressalta como nos orgulhamos de descobrir novas maneiras para nos locomover e alimentar veículos. O Conceito AVINYA é o fruto da nossa primeira ideia baseada em nossa arquitetura Pure EV GEN 3, que nos permite produzir uma gama de veículos elétricos globalmente competitivos. Nossa visão para VEs puros é focada em oferecer bem estar e relaxamento durante deslocamentos, utilizando tecnologias inovadoras focadas em melhorar a qualidade de vida em geral”.

UM DESIGN ATEMPORAL:

Originalmente inspirado em um catamarã, o Conceito AVINYA é uma visão determinada para a mobilidade elétrica. Com uma nova silhueta, esse conceito é uma combinação do melhor que existe — é um produto que combina a essência de um hatch premium com os luxos e a versatilidade de um SUV e o espaço e a funcionalidade de um veículo multiuso — tudo combinado para criar algo novo e belo. Um importante destaque na frente e na traseira do veículo é a nova identidade. Essa nova identidade como uma parte das luzes de rodagem diurna (daytime running lights, DRL) é um movimento sutil para nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida e um passo crucial na evolução dos VEs. Ele também é um manifesto e enfatiza o horizonte e as infinitas possibilidades que a eletrificação “Gen 3” oferecerá. Chegando aos lados, nos deparamos com as portas no estilo “borboleta”, que o acolhem de braços aberto para um espaçoso e elegante interior que com certeza dará conforto aos seus ocupantes.

O Conceito AVINYA foca no design centrado no ser humano e promete uma jornada sensorial sem igual. Desde o teto panorâmico que aumenta a sensação geral de espaço e iluminação natural ao volante inspirado no painel multifuncional, aos sistemas ativados por voz para uma maior interatividade para todos os passageiros, aos materiais sustentáveis utilizados que comunicam o espírito do produto e, por fim, o toque final do difusor de aromas, envolvem os ocupantes em um ambiente tranquilo e relaxante.

Além disso, prevendo uma tendência futura, esse conceito é projetado para acreditar que menos tempo de exposição a telas é a tendência. Levando isso em consideração, o Conceito AVINYA foi criado sem telas, para impedir quaisquer distrações dentro do veículo e criar um ambiente livre de estresse para a mente e a alma.

UM VEÍCULO ELÉTRICO PURO EM SUA ESSÊNCIA:

O Conceito AVINYA representa mobilidade empática, uma máquina projetada para ser inteligente, espaçosa, sustentável e tecnológica. A robusta e ágil arquitetura Pure EV GEN 3 oferece esse conceito com um design flexível enquanto apresenta a próxima geração da conectividade, sistemas avançados de assistência ao condutor e desempenho e eficiência aprimorados. Pioneira na Índia e para o mundo, essa plataforma global oferece alta segurança estrutural e possui o próximo nível de impermeabilização e proteção à poeira, o que a torna adequada para todos os tipos de terrenos.

Essa arquitetura é construída utilizando materiais de inovadores, componentes eletrônicos eficientes e estratégias proprietárias de gerenciamento de energia, além de algoritmos para gestão da eficiência. O uso de materiais leves e a estrutura otimizada para um trem de força exclusivo para VE com rigidez apropriada ajudam a minimizar o peso bruto, levando a um bom gerenciamento de peso. Além do mais, a bateria usada suportará um recurso de recarga ultrarrápida, de acordo com a evolução da estrutura, garantindo uma autonomia mínima de 500 km em menos de 30 minutos. A filosofia geral para um alcance aumentado seria “Minimizar — Maximizar — Otimizar”.

Buscando inspiração de sinais sensoriais humanos e prometendo uma experiência livre de estresse em cada viagem, o AVINYA representa o conceito do minimalismo e é um salto na direção certa, tornando-o o roteiro absoluto do movimento sustentável.

Para saber mais sobre esse incrível conceito, consulte a nota conceitual detalhada.