Oilon: experiência finlandesa em bombas de calor avaliada como a melhor da Europa

A empresa finlandesa de tecnologia de energia Oilon e a empresa de energia Helen ganharam o respeitado ‘The Heat Pump Award’ na série DecarBuilding com sua solução de bombas de calor desenvolvida mutuamente. A competição, organizada pela European Heat Pump Association (EHPA) desde 2011, premia projetos de bombas de calor mais inovadores e energeticamente eficientes no continente. O prêmio foi entregue em Bruxelas na quarta-feira.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220929005545/pt/

Sales Manager Heli Liedes, Sales, Marketing Director Sami Pekkola and Chief Business Officer Martti Kukkola received the award in Brussels on Wednesday. (Photo: Business Wire)

O prêmio foi concedido a um prédio de apartamentos construído em Helsinki, capital finlandesa, onde foi implementado um novo tipo de solução de bombas de calor. A bomba de calor é utilizada para aquecer e arrefecer o prédio. As fontes de calor são águas residuais do prédio, o calor residual gerado pelos refrigeradores e sistemas de refrigeração de um mercado de alimentos localizado no prédio, e o calor geotérmico. Além disto, quando a quantidade de calor gerado excede o consumo no prédio, o mesmo será fornecido à rede Helen como calor distrital.

– Nem um único joule de energia é desperdiçado aqui, disse o diretor comercial da Oilon Martti Kukkola.

– Até mesmo a energia gerada pela descarga do vaso sanitário é utilizada.

O conceito exclusivo, nascido em parceria entre as empresas de energia, levou a eficiência energética e ambientalismo de novos projetos de construção a outro nível. É o resultado dos esforços de desenvolvimento de produtos feitos pela Oilon em termos de tecnologia de bombas de calor e pela Oilon e Helen juntas em termos de recuperação de calor residual.

A meta da geração e uso de energia bidirecional é obter a neutralidade de carbono total na produção de calor e refrigeração. As bombas de calor têm um grande papel a desempenhar aqui.

– Muitos meios diferentes são necessários rumo à neutralidade de carbono e a independência energética, entre os quais as potentes bombas de calor são algumas das melhores, disse Kukkola.

Uma bomba Oilon ChillHeat de reação inteligente é o coração pulsante da solução híbrida de economia circular premiada na quarta-feira também em Bruxelas, sendo capaz de operar em diferentes faixas de carga parcial e temperatura.

– O aspecto mais inovador é que várias fontes de calor podem ser utilizadas juntas em diferentes épocas do ano de modo otimizado e neutro em carbono, explicou Kukkola.

Tanto a Oilon como a Helen apreciam o prêmio como reconhecimento de sua parceria e do tema extremamente atual do desenvolvimento da eficiência energética.

– Investir em tecnologias que utilizam eficiência energética e calor residual é agora mais importante do que nunca, disse a vice-presidente sênior Sari Mannonen do departamento de Soluções e Portfólio da Helen, ao expressar gratidão:

– Este reconhecimento também é outra indicação de como as parcerias entre empresas podem criar inovações e tecnologias inovadoras para alcançar a independência energética, disse Mannonen.

Anexos

Imagem: bomba de calor de alta potência da Oilon

Imagem: premiação de gala da EHPA em Bruxelas, 28 de setembro de 2022

Oilon

A Oilon é uma empresa internacional familiar de tecnologia de energia e meio ambiente, fundada em 1961. A Oilon é especializada em tecnologia de energia e meio ambiente com foco em bombas de calor e resfriadores industriais, bombas de calor geotérmicas, queimadores e sistemas de combustão. A Oilon conduz o desenvolvimento contínuo de produtos para melhorar a eficiência energética, reduzir emissões e criar soluções com base em fontes de energia renováveis.

A Oilon tem um faturamento de € 70 milhões e emprega 380 pessoas. A empresa possui unidades de produção na Finlândia, EUA e China, além de escritórios de vendas no Brasil e na Alemanha. Além disto, a Oilon administra uma rede internacional de vendas com 70 distribuidores.

Helen Ltd

A Helen Ltd ajuda a tornar a vida cotidiana um pouco mais fácil para mais de 550.000 clientes na Finlândia. Além de calor, refrigeração e eletricidade, oferecemos soluções para energia regional e renovável, prédios inteligentes e transporte elétrico. Estamos desenvolvendo um sistema de energia mais inteligente e neutro em carbono, permitindo que todos produzam, usem e economizem energia com respeito ao meio ambiente. Visamos alcançar 100% de neutralidade de carbono em nossa produção de energia até 2030. Vamos unir forças e transformar em realidade as oportunidades de uma nova era energética.