OpenOcean–IQM-Lakestar State of Quantum 2022: 63% das lideranças empresariais acreditam que a computação quântica comercializada chegará ao mercado em cinco anos

A OpenOcean, uma das principais empresas europeias de capital de risco, a IQM Quantum Computers, uma empresa líder europeia em computadores quânticos, e a Lakestar, principal investidora europeia em tecnologia, lançaram hoje o relatório “OpenOcean–IQM-Lakestar State of Quantum 2022”, em parceria com a The Quantum Insider (TQI). O relatório mostra que 91% das lideranças empresariais estão investindo ou planejando investir em computação quântica, um campo no qual o investimento privado cresceu 500% de um total de US$ 0,4 bilhão em 2017 para US$ 2,2 bilhões em 2021.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20221116005487/pt/

OpenOcean–IQM-Lakestar State of Quantum 2022 Report (Graphic: Business Wire)

Este documento técnico é baseado em uma nova pesquisa on-line entre setores sobre disponibilidade quântica, juntamente com dados de investimento da TQI e outras fontes de dados, reunindo respostas de lideranças empresariais o mundo todo para entender sua preparação para a computação quântica comercializada.

As conclusões deste relatório indicam os meios pelos quais investidores e tomadores de decisão podem preencher a lacuna entre a velocidade e a direção do desenvolvimento quântico e o que os clientes esperam e estão planejando – explorando o valor criado por casos de uso comercial.

Principais conclusões:

• 70% das lideranças empresariais estão usando e desenvolvendo casos de uso da vida real para computação quântica.
  • 61% das lideranças empresariais planejam investir US$ 1 milhão ou mais em computação quântica nos próximos três anos.
  • 63% das lideranças empresariais acreditam que a computação quântica comercializada chegará ao mercado em cinco anos.
  • 76% das lideranças empresariais concordam que há uma crise de habilidades na computação quântica, desacelerando a inovação e que precisa ser tratada como prioridade.
  • 61% das lideranças empresariais afirmaram que os custos de hardware para executar a computação quântica não são sustentáveis atualmente.
  • Apenas 10% das empresas pensam que a computação quântica será funcional para o uso diário.

Preparando-se para a era quântica

Entender onde a indústria está atualmente é um crucial para aqueles que desejam aproveitar tudo o que a computação quântica tem a oferecer. O apetite dos investidores e clientes por casos de uso do mundo real e máquinas quânticas genéricas de correção de erros está crescendo rapidamente.

Apesar dos desafios decorrentes da escassez de talentos quânticos e custos de hardware, uma porcentagem significativa (33%) das empresas vê pelo menos um futuro específico de aplicação para a tecnologia. Essas empresas entendem que a computação quântica trará imensos desafios e mudanças nos próximos anos, identificando os três setores primordiais para a transformação – cibersegurança, finanças e cuidados de saúde, incluindo descoberta de medicamentos e pesquisa farmacêutica.

Ekaterina Almasque, sócia geral da OpenOcean, disse: “Nossa pesquisa confirma que estamos em uma jornada sem volta para entrar na era quântica. As conclusões são um sinal claro de que o mercado em geral está começando a ‘comprar’ o potencial da computação quântica, reconhecendo seu potencial comercial emergente e apoiando-o com importantes investimentos. Existe uma oportunidade única agora para as pessoas pioneiras e as empresas criarem uma estratégia impactante para operar no novo reino quântico. Foi encorajador ver o desenvolvimento de softwares como uma prioridade de investimento – e é aqui que também vemos a grande necessidade de avanços.

Nossa missão como investidora em estágio inicial em tecnologias de ponta é apoiar as lideranças europeias emergentes no espaço da computação quântica. Essas tecnologias já estão chegando ao mercado e irão se expandir e avançar nas próximas décadas. A indústria está buscando estratégias de investimento sólidas e exemplos concretos de valor agregado. É por isso que precisamos buscar soluções práticas. Para as empresas deixarem sua marca em um cenário competitivo, elas precisarão de soluções quânticas completas – criadas e projetadas para os problemas que mais precisam ser resolvidos”.

O Dr. Jan Goetz, CEO e cofundador da IQM Quantum Computers, afirmou: “É um prazer ver neste relatório que as lideranças empresariais na Europa, APAC e América do Norte já estão usando a computação quântica e estão planejando investimentos significativos em P&D em um futuro próximo. Com as tecnologias quânticas, podemos esperar vários casos de uso, como melhorias na descoberta de medicamentos, criptografia e proteção de dados, previsão de sistemas financeiros e soluções para outros problemas. Veremos uma transformação significativa nas indústrias ao reunir hardware e software, desenvolver recursos específicos de aplicativos e abordar os problemas mais urgentes.

Na IQM, desenvolvemos uma estratégia local para fazer parceria com centros e empresas de HPC e este relatório marca a continuidade de nosso compromisso de trabalhar com empresas e criar uma via rápida para vantagens quânticas”.

Stephen Nundy, sócio e CTO da Lakestar, comentou: “Acreditamos fundamentalmente que, para que a quântica alcance todo o seu potencial, tanto a curto quanto a longo prazo, devemos incentivar o investimento e a experimentação em softwares quânticos a fim de permitir a adoção antecipada, de modo que pareça algo natural às plataformas existentes e à tecnologia já desenvolvida.

Os clientes não precisam e não devem ter conhecimento quântico para poder desenvolver e implementar aplicativos quânticos híbridos que resolvam problemas do mundo real, criem vantagens comerciais e aproveitem o melhor hardware quântico nativo disponível. Sem dúvida há muita coisa empolgante neste novo paradigma da computação. A chance das empresas de software e hardware quântico trabalharem juntas para criar plataformas viáveis para uso comercial e social já é uma realidade”.

Leia o relatório OpenOcean-IQM-Lakestar State of Quantum 2022 aqui

Sobre a OpenOcean

A OpenOcean é uma empresa de capital de risco em estágio inicial que investe na Europa, com escritórios em Londres e Helsinque. Com uma experiência empresarial na criação de vários negócios de software que definem a categoria, nos envolvemos com fundadores para formar e dimensionar empresas globais que proporcionam soluções de dados para a nova economia. A OpenOcean normalmente lidera ou lidera em conjunto as rodadas de financiamento de Series A.

Sobre a IQM Quantum Computers

A IQM é líder pan-europeia na criação de computadores quânticos. A IQM fornece computadores quânticos no local para centros de supercomputação e laboratórios de pesquisa, além de oferecer acesso total ao seu hardware. No caso dos clientes industriais, a IQM oferece vantagem quântica por meio de uma abordagem única de design conjunto específica para aplicativos. A IQM está criando o primeiro computador quântico comercial de 54 qubits da Finlândia com a VTT e um consórcio liderado pela IQM (Q-Exa) também está criando um computador quântico na Alemanha. Esse computador será integrado a um supercomputador HPC para criar um acelerador quântico para futuras pesquisas científicas. A IQM tem mais de 200 funcionários com escritórios em Paris, Madrid, Munique e Espoo.

Sobre a Lakestar

A missão da Lakestar é encontrar, financiar e desenvolver negócios disruptivos habilitados pela tecnologia que foram fundados por mentes empreendedoras excepcionais na Europa e em outras regiões. Fundada por Klaus Hommels, os primeiros investimentos da equipe incluem Skype, Spotify, Facebook e Airbnb. Desde a captação de seu primeiro fundo, em 2012, a Lakestar administra um volume agregado de mais de € 1,2 bilhão em três fundos de estágio inicial e um fundo de crescimento.

A equipe aconselha e apoia ativamente as empresas do seu portfólio em marketing, recrutamento, tecnologia, desenvolvimento de produtos e percepção regulatória, acompanhando desde a etapa inicial até o estágio de expansão ou saída. A Lakestar tem o privilégio de manter investimentos atuais na Revolut, Blockchain.com, Opendoor, Oscar, GetYourGuide, sennder, Eigen, Public.com, SoFi, Solarisbank, Uncapped, Yapily, Terra Quantum, accuRx, Rhino, ZEBEDEE e Hometogo, para citar alguns. A Lakestar está presente em Berlim, Zurique e Londres.