Petra adquire a Zilper, a empresa de túneis com tecnologia não destrutiva, que possibilita a instalação de utilitários subterrâneos através de qualquer área de risco geológico

A Petra, a primeira empresa capaz de instalar no subsolo infraestruturas de serviços públicos essenciais, desde rocha dura difícil a áreas de risco geológico de solo mole, anunciou a aquisição da Zilper Trenchless, pioneira no espaço de tecnologia de método não destrutivo. As máquinas Zilper Trenchless instalam de forma exclusiva infraestruturas de serviços públicos essenciais através de áreas de risco geológico ou difíceis, como areias fluidas, paralelepípedos e ambientes de lençol freático alto.

A grande maioria dos utilitários do setor de eletricidade, água e esgoto do mundo inteiro não foi projetada para resistir às tempestades, ao calor extremo e à seca provocada pelas mudanças climáticas e pelo rápido crescimento populacional. Linhas de energia acima do solo causaram milhares de incêndios florestais em áreas propensas à seca e apagões durante furacões. Nas áreas costeiras, o aumento das inundações e o aumento do nível do mar fazem com que o esgoto desemboque nas vias hídricas. Há uma demanda crescente por parte dos municípios para expandir os utilitários subterrâneos, mas em muitas áreas povoadas com áreas de risco geológico de solo duro e mole, a tecnologia convencional tem dificuldade em perfurar areia fluida, alto teor de lençol freático e paralelepípedos. De acordo com o relatório Black & Veatch 2022 Water Report, os Estados Unidos precisariam aumentar seu investimento em infraestrutura hídrica em US$ 2,2 trilhões nos próximos 20 anos, ou cerca de US$ 109 bilhões por ano para fechar a atual lacuna de investimento do setor de água.

“A mudança das condições do solo é o maior risco no subsolo”, disse o diretor executivo (CEO) da Petra, Kim Abrams. “O mundo precisa de uma ferramenta mais versátil que possa reduzir o risco de projetos subterrâneos com a perfuração de mais áreas, especialmente áreas de risco geológico. A Zilper desenvolveu produtos que utilizam métodos não destrutivos que podem perfurar com exclusividade algumas das condições de solo macio mais arriscadas da terra, como areias fluidas, argila densa, paralelepípedos e solo encharcado. A máquina da Zilper é inovadora porque reduz drasticamente o risco da escavação nestas áreas de rico geológico. A suíte de tecnologia proprietária da Zilper concluiu com sucesso vários túneis com métodos não destrutivos onde as tecnologias concorrentes não conseguiram esse feito. Juntos, estamos construindo o futuro dos túneis com métodos não destrutivos.”

A empresa combinada, em uma indústria pioneira, entregará uma solução que reduz os riscos sociais, ambientais e econômicos da passagem de utilitários subterrâneos em solos duros e macios. A tecnologia de método não destrutivo da Zilper tem sido usada para projetos de esgoto, transmissão e água. A versatilidade do método Zilper possibilita o seu funcionamento em condições extremamente complicadas. Por exemplo, em um trabalho recentemente concluído de limpeza de hidrovias, a Zilper instalou uma caixa de metal de 40,6 centímetros sob um rio enquanto se deparava com areias fluidas com menos de 1,5 metros de cobertura, um feito exclusivo das capacidades da Petra.

“A combinação da Petra e da Zilper reúne equipes e tecnologias complementares”, disse o ex-diretor executivo (CEO) da Zilper e novo diretor de operações (COO) da Petra, Daniel Zillante. “As duas empresas estão construindo métodos para escavar áreas de risco geológico ou problemáticas no setor subterrâneo. Combinadas, a Zilper e a Petra oferecem uma solução de instalação subterrânea completa para empresas de construção e de utilitários (de serviços públicos) que precisam reduzir o risco dos projetos subterrâneos e perfurar todas as áreas de risco geológico.”

A Petra começará a fabricar as tecnologias da Zilper nos Estados Unidos em setembro de 2022 para apresentação nos mercados norte-americano e europeu no início de 2023.

Os cofundadores da Zilper, Daniel Zillante e Roberto Zillante, se unirão à equipe de liderança da Petra como COO e CTO. Roberto se tornará o novo diretor de tecnologia (CTO) da Petra, trazendo mais de uma década de experiência no projeto, fabricação e utilização de máquinas de tecnologia não destrutiva. Daniel ingressará na Petra como diretor de operações (COO), trazendo anos de experiência operacional e estratégica na indústria de método não destrutivo para a Petra. A Zilper e seus fundadores ganharam mais de 15 prêmios e reconhecimentos por seu trabalho, incluindo o Best New Trenchless Equipment na Latin America Conference of Trenchless Technology em 2019.

Sobre a Petra

A Petra protege comunidades com tecnologia de ponta que perfura áreas de risco geológico anteriormente impenetráveis. A plataforma Zilper da Petra é a primeira tecnologia de túneis escavados com método não destrutivo que elimina o risco dos projetos subterrâneos. Empresas de construção, municípios e concessionárias agora podem instalar no subsolo infraestrutura essencial em escala. Saiba como a Petra pode ajudá-lo com os utilitários subterrâneos em www.petra.cc.

Sobre a Zilper

Das salas do Massachusetts Institute of Technology, a Zilper passou de 2 fundadores para 31 pessoas em apenas três anos. Com mais de 914 metros de tubulação instalados, a tecnologia patenteada da Zilper atingiu a adequação de um produto ao mercado em tempo recorde. Mais recentemente, a International Society for Trenchless Technology (ISTT) incluiu a máquina de perfuração dinâmica assistida da Zilper em suas diretrizes oficiais, o que levou a uma tração impressionante nos mercados internacionais.