Syntagma Capital entra em negociações exclusivas para adquirir uma parte significativa da divisão da Imerys que atende aos mercados de papel por um valor empresarial de € 390 milhões

A Syntagma Capital anunciou hoje que entrou em negociações exclusivas para adquirir certos ativos da Imerys – produtora de caulim, carbonato de cálcio moído (GCC), carbonato de cálcio precipitado (PCC) e talco que presta serviços principalmente aos mercados de papel, celulose, papelão, embalagens, cerâmica e ramos da construção – por um valor empresarial de € 390 milhões, incluindo uma cláusula de “earn-out” baseado no desempenho futuro do negócio. Essas atividades são operadas por aproximadamente 950 funcionários em 24 fábricas, sete terminais de distribuição e dois centros de P&D na Europa, América e Ásia. No total, elas representaram aproximadamente € 400 milhões em vendas em 2021.

A transação proposta, que está sujeita ao cumprimento das condições habituais de fechamento, incluindo a informação e consulta dos conselhos de empresa e outras aprovações regulatórias, deverá ser concluída até o final do primeiro semestre de 2023.

“A Syntagma está entusiasmada com a oportunidade de investir neste negócio com liderança mundial, que atende às necessidades críticas dos clientes em uma série de mercados finais. Ele é parte fundamental da Imerys há muitos anos e agradecemos a confiança em nossa capacidade de conduzir o negócio adiante e oferecer uma transação que seja oportuna para todas as partes interessadas. A Syntagma espera continuar a estreita colaboração com a Imerys, que continuará sendo uma parceira de longo prazo, para expandir o negócio como uma empresa independente de êxito. Esta transação reflete a estratégia da Syntagma na hora de adquirir negócios que se beneficiarão de um novo proprietário, a fim de impulsionar a próxima área de crescimento”, disse o sócio-gerente da Syntagma, Sebastien Kiekert Le Moult. “Nossa vasta experiência em ‘carve-out’ e capacidade de gerenciar situações complexas só confirmam que a Syntagma é uma parceira preferencial das grandes corporações em transações complexas e transfronteiriças nesse âmbito.”

Alessandro Dazza, CEO da Imerys, disse: “Na Syntagma, encontramos uma parceira que compartilha os valores e a paixão da Imerys por fornecer soluções minerais de maneira responsável. Estamos confiantes de que nossos funcionários, clientes e a empresa em geral irão florescer e se desenvolver sob o comando da nova propriedade. Gostaria de agradecer às equipes de gestão, operações e funções pelo excelente trabalho na construção deste negócio ao longo dos anos. Tenho certeza de que continuarão proporcionando excelentes resultados também no futuro.”

“A equipe da Syntagma possui uma grande experiência em investimentos e gestão de negócios industriais e materiais complexos e globais. O negócio é uma excelente plataforma com oportunidades importantes de crescimento”, afirmou o sócio da Syntagma, Frank Coenen. “Esperamos alavancar a presença global da empresa, seus fortes relacionamentos com clientes, a P&D e os recursos técnicos para acelerar seu crescimento, tanto organicamente quanto por meio de investimentos em fusões e aquisições em áreas e geografias de produtos relevantes. Estamos entusiasmados em investir no negócio e ansiosos para trabalhar com a equipe de gestão, funcionários, clientes e fornecedores da empresa.”

A equipe da Syntagma envolvida na transação incluiu Sebastien Kiekert Le Moult (sócio gerente), Frank Coenen (sócio), Benjamin Dahan (sócio), Fabio Yamasaki (vice-presidente), Ludovic Ruffenach (associado sênior) e Gabriele Lo Monaco (associado).

Sobre a Syntagma Capital

A Syntagma investe em empresas que podem se beneficiar da experiência operacional prática para acelerar o crescimento e melhorar o desempenho de todas as partes interessadas. Somos verdadeiros operadores com experiência trabalhando e gerenciando empresas em escala global, alavancando nossos recursos internos para desenvolver estratégias de sucesso, executá-las para realizar todo o seu potencial e criar valor sustentável a longo prazo. A Syntagma investe e opera empresas em uma série de indústrias com foco específico nos mercados de materiais, produtos químicos, industriais e serviços empresariais, incluindo manufatura, distribuição, transporte e logística, aluguel de equipamentos, serviços de metais e outras indústrias. A Syntagma está comprometida com os altos padrões ESG em todos os seus investimentos e possui sede está em Bruxelas (Bélgica). Para mais informações, acesse: https://syntagmacapital.com

Sobre a Imerys

Fornecedora líder mundial de soluções especiais baseadas em minerais para a indústria, com receita de € 4,4 bilhões e 17 mil funcionários em 2021, a Imerys oferece soluções funcionais de alto valor agregado para um grande número de setores, desde indústrias de processamento até bens de consumo. O Grupo se baseia em sua compreensão de aplicações, conhecimento tecnológico e experiência em ciência de materiais para fornecer soluções, beneficiando seus recursos minerais, minerais sintéticos e formulações. As soluções da Imerys contribuem com propriedades essenciais para os produtos dos clientes e seu desempenho, incluindo resistência ao calor, dureza, condutividade, opacidade, durabilidade, pureza, leveza, filtragem, absorção e repelência à água. A Imerys está determinada a se desenvolver com responsabilidade, principalmente promovendo o surgimento de produtos e processos ecologicamente corretos. www.imerys.com