Primavera e IEFP assinam protocolo para qualificação tecnológica

A tecnológica portuguesa assinou uma parceria estratégica com Instituto de Emprego e Formação Profissional que pretende combater o desemprego, formando profissionais para as áreas tecnológicas, onde há escassez de recursos. A cerimónia de assinatura protocolo aconteceu ontem à tarde, na sede da Primavera, e contou com a presença de Paulo Feliciano, Vice-Presidente do IEFP.

O acordo é  aplicável a todos Centros de Emprego e Formação Profissional do país e pretende dar formação tecnológica aos desempregados para uma rápida reinserção no mercado de trabalho.

O projecto acontece no âmbito do Primavera Education que visa promover a disseminação de competências profissionais em soluções de gestão da tecnológica e irá proporcionar a aquisição dessas skills nos cursos de Gestão, Contabilidade, Ciências Empresariais e Sistemas de Informação ministrados pelo IEFP.

Além disso, os formandos poderão ter acesso a laboratórios de simulação empresarial, uma nova componente prática, que permitirá desenvolver conhecimentos em ferramentas de transformação digital para diversos setores de actividade como Logística, Contabilidade e Gestão, Recursos Humanos, Retalho, entre outros.

Esta colaboração representa “um contributo para revolução tecnológica que está em curso, até porque para que a era digital se instale nas organizações são necessários recursos qualificados na utilização das tecnologias disponíveis. Este protocolo representa, por isso, um reforço da nossa aposta de aproximação a instituições de educação/formação através da associação a um parceiro de excelência como é o IEFP, contribuindo para a qualificação de pessoas, respetiva empregabilidade e evolução de carreira”, afirmou José Dionísio, co-CEO da Primavera BSS. 

Por sua vez, Paulo Feliciano, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, referiu que  a instituição “tem procurado estabelecer parcerias com empresas de reconhecida implantação no mercado, de modo a que os formandos contactem, pela via da formação, com as ferramentas informáticas adequadas para facilitar a sua integração no mercado de trabalho. Este Acordo agora assinado com a Primavera BSS inscreve-se na Iniciativa INCoDe.2030, que é a Iniciativa Nacional para as Competências Digitais lançada pelo Governo em janeiro”.

O presente acordo surge no seguimento de uma anterior colaboração entre as duas entidades que abrangeu os nove Centros de Formação da região de Lisboa e Vale do Tejo, por onde passaram mais de 6800 formandos no último ano.