Primeira ligação com tecnologia quântica chega a Portugal

Por trás deste marco histórico está um consórcio liderado pela Warpcom e ID Quantique, conjuntamente com a Deloitte, Fortinet e IP Telecom.

A Warpcom está a liderar um projeto em parceria com a ID Quantique que se traduz na primeira
ligação de mais de 20 quilómetros para transmissão de informação encriptada através de chaves
quânticas em território nacional.

Esta ligação conecta a Gare do Oriente ao Pragal, atravessando a Ponte 25 de Abril, através da rede de fibra ótica da IP Telecom, envolvendo tecnologia de ponta com capacidade de aumentar exponencialmente o nível de segurança das comunicações e proteger os ativos mais importantes para qualquer organização: a informação e os dados.

“Segundo os padrões atuais, a informação será facilmente desencriptada com recurso a tecnologia
quântica, o que se revela um risco e uma ameaça graves para Governos, organizações e pessoas. Esta ligação comprova que a tecnologia quântica já é uma realidade e que é possível garantir a segurança das comunicações entre dois pontos com tecnologia quantum-safe, criando um nível de segurança tal que, mesmo que no futuro exista um ataque utilizando tecnologia quântica a segurança da informação não é comprometida”, começa por explicar Bruno Gonçalves, Business Unit Manager – Cybersecurity da Warpcom.

Esta é a primeira ligação quântica de tamanha extensão feita em Portugal, e completamente integrada com soluções de segurança Fortinet.

Vem também demonstrar que deixou de ser um teste laboratorial para se apresentar
preparada para o mundo real e produtivo das organizações.

“Há um movimento dos principais players internacionais no sentido da adoção de uma estratégia para a Era quântica que se aproxima a passos largos. A resposta envolve certamente soluções que permitem às organizações adaptar a sua estratégia de cibersegurança, tornando-a quantum-safe”, explica Jean-Sébastien Pegon, Head of Finance and Telecom markets da ID Quantique.

Um dos principais objetivos desta tecnologia, e que tem vindo a ser alvo de investigação nos últimos anos, é a criação da Internet quântica, existindo um forte investimento anunciado por parte dos governos das principais potências mundiais e da União Europeia para o seu financiamento (Quantum Communications Infrastructure).

No futuro, a meta é garantir ligações mais seguras e mais pontos com este tipo de tecnologia, criando uma rede à escala global.