Categories: NegóciosStartup

Programa AINanoTEC promove a criação de start-ups tecnológicas

As candidaturas para o Concurso de Ideias e Tecnologias do Programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC estão a decorrer até dia 3 de setembro próximo.

Este programa de empreendedorismo na área da Inteligência Artificial (IA), Nanotecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é promovido em estreita colaboração pela Fraunhofer Portugal, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA.

Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendam levar ao mercado as suas ideias e tecnologias, o programa tem como objetivo apoiar a criação de mais de 15 novas start-ups disruptivas em Portugal.

Este concurso destina-se a todos os que procuram explorar as suas ideias ou resultados de I&D nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia ou TIC, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados.

As propostas selecionadas vão integrar o Programa e usufruir gratuitamente de diversas atividades.

Para além de identificar e selecionar ideias, tecnologias e pré start-ups nas áreas de IA, Nanotecnologia e TIC, o programa AINanoTEC tem como objetivos o apoio à criação start-ups, a integração dos participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar ideias e responder à necessidades das pré start-ups e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências.

Atualmente, o mercado global de IA é estimado em 7.6 mil milhões de dólares.

Na segunda fase do programa, com arranque em setembro de 2021, os participantes terão acesso a Bootcamps para desenvolvimento e aceleração de ideias, através de atividades temáticas de Coworking, Matching, Pitching e Mentoring com uma rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders.

Após o período de realização dos Bootcamps, tem início a fase de Aceleração que decorre até abril de 2022, seguindo-se a fase de scale-up com pilotos e demonstrações até março de 2023.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago