Programa Carnegie Mellon Portugal financia novos projetos

O Programa Carnegie Mellon Portugal disponibiliza uma linha de financiamento até dezembro para apoiar projetos de investigação exploratórios na sua fase inicial. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia também suporta o programa.

img_00A FCT vai financiar um total de 300 mil euros para aplicar em novos projetos. A verba deverá apoiar um mínimo de cinco projetos e um máximo de dez, com uma duração máxima de 18 meses.

O programa já tinha garantido uma primeira linha de financiamento para Iniciativas Empreendedoras de Investigação e os projetos candidatos a este primeiro apoio, que será aplicado em projetos com uma duração de quatro anos, estão ainda a ser analisados.

Esta oportunidade de financiamento poderá vir a ser aplicada a projetos que permitam dinamizar a comercialização de tecnologia, criar novas linhas colaborativas de investigação ou impulsionar atividades educativas inovadoras ao nível da pós-graduação.

“Este tipo de iniciativas pretende impulsionar o arranque de novos projetos em ciência e tecnologia que contribuam para colocar Portugal na linha da frente da inovação em Tecnologias de Informação e Comunicação”, explicou em comunicado João Claro, diretor do programa que liga universidades portuguesas à universidade norte-americana de Carnegie Mellon.

Equipas de investigação de instituições do ensino superior, instituições privadas sem fins lucrativos com atividade centrada nas áreas da ciência e tecnologia, assim como outras instituições públicas e privadas com atividades de investigação científica, poderão participar neste programa. As candidaturas podem ser entregues até ao dia 18 de dezembro.