Prosegur compra startup de cibersegurança de Coimbra

O grupo de segurança privada Prosegur comprou a startup portuguesa Dognædis, que foi fundada por um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, por uma soma não revelada.

A Dognaedis tem sede em Coimbra e uma subsidiária no Reino Unido, com uma oferta baseada em serviços de proteção de dados e cibersegurança a clientes do sector financeiro, telecomunicações e entidades públicas em vários países. A startup oferece auditorias e consultoria de segurança a infraestruturas e a software, monitorização e gestão de incidentes de segurança e proteção de informação sensível. Com a aquisição, o Security Operation Center (SOC) da Dognaedis junta-se às equipas de cibersegurança que a Prosegur já tem em Espanha, Paraguai e Colômbia.

“A entrada da Dognædis no grupo Prosegur marca uma nova fase da vida da empresa, que nos permitirá abraçar novos desafios e negócios”, refere o diretor executivo da empresa, Francisco Rente. “Teremos uma capacidade operacional completamente diferente, fazendo parte de uma rede de SOC espalhada pelo mundo capaz de aumentar ainda mais a qualidade dos serviços que prestamos”, acrescenta o responsável da equipa de cibersegurança.

Esta não foi a primeira proposta de investimento recebida pelos executivos da Dognædis. Segundo Francisco Rente, houve outras abordagens externas, mas até aqui nenhuma com as características que eles pretendiam. “A proposta da Prosegur foi a única que se preocupou realmente com a sinergia de estratégias, vontades e objetivos”, frisa o diretor. Haverá uma alteração no alinhamento, mas a especialista em cibersegurança vai manter a mesma estrutura e equipa daqui para a frente, acrescenta.

As empresas dizem partilhar “a mesma filosofia e metodologias de trabalho”; ambas aplicam sistemas de gestão da segurança da informação que contam com a certificação UNE-ISSO/IEC 27001 e equipas CERT (Computer Emergency Response Team).

O grupo Prosegur tem perto de 160 mil trabalhadores espalhados pelo mundo.