Próxima versão do iOS poderá permitir download sem password

Grande parte dos consumidores de produtos Apple procura estar constantemente atualizado relativamente a novos modelos de equipamentos mas parece que o mesmo não acontece no que diz respeito a aplicações móveis. A próxima versão do iOS poderá ajudar a mudar este cenário.

apple-itunes-apps-app-store

O iOS 8.3 deverá trazer algumas mudanças relacionadas com a forma como os utilizadores interagem com as aplicações e poderá mesmo incentivar à instalação de novas apps. De acordo com o 9to5Mac, um utilizador da versão beta deste sistema operativo terá reparado numa nova secção em que é possível desativar a necessidade de password.

Para aceder ao iTunes e à App Store, deixaria de ser preciso introduzir credenciais de identificação, simplificando um processo do qual, muitas vezes, os utilizadores desistem por não conseguirem lembrar-se das passwords necessárias. A questão da memorização de palavras-passes já muito tem sido discutida com empresas como a Yahoo ou a Microsoft a apresentarem alternativas.

Nesta secção, designada “Passwords Settings”, seria possível configurar com que frequência e em que casos a Apple pediria as passwords para poderem ser efetuadas compras no iTunes ou para descarregar aplicações. Esta última situação chamou, particularmente, a atenção, dado que todas as aplicações que estejam disponíveis gratuitamente poderiam ser instaladas através de um único clique.

Esta mudança poderá resultar no aumento de downloads de aplicações móveis, números que têm sido relativamente baixos. Grande parte dos utilizadores de iOS não descarregam, frequentemente, novas apps ficando-se, muitas vezes, por aquelas já pré-instaladas nos dispositivos, o que representa um problema para os programadores que não conseguem fazer chegar as suas criações a um público alargado, seja por desinteresse ou por dificuldades técnicas de acesso.

Caso o desinteresse seja o principal motivador, a situação deverá manter-se inalterada mas se, por outro lado, estiverem em causa os problemas de acesso, esta nova versão 8.3 do iOS poderá resolver a questão.

Só será possível confirmar a integração desta funcionalidade quando o iOS 8.3 for lançado oficialmente para todos os utilizadores mas, por agora, para alguns utilizadores da versão beta, esta é uma opção.