PT lidera projeto CloudCatalyst

A PT está a liderar o projeto europeu CloudCatalyst, um grupo de trabalho formado por entidades europeias que querem fazer crescer a adesão das startups e PME ao cloud computing.

cloudcomputing_increasedfunctionalityO Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto também reperesenta este projeto. A Portugal Telecom e o UPTEC fazem assim parte de um consórcio europeu que pretende ajudar as pequenas e médias empresas a aderirem aos serviços da cloud.

A União Europeia é cofinanciadora do CloudCatalyst, um projeto que está avaliado em 700 mil euros. A Universidade Complutense de Madrid (UCM), a associação EuroCloud e a operadora eslovena de telecomunicações Si-Mobil também fazem parte deste consórcio.

O projeto está em funcionamento até ao final de 2015 com o objetivo de promover as vantagens da cloud para as empresas, sobretudo a nível de eficiência de processos e de competitividade com players nacionais e internacionais.

O ClouCatalyst disponibiliza serviços gratuitos de apoio online, treinos intensivos e workshops sobre as implementações de estratégias na cloud. Este projeto tem também em vista a estimulação das empresas para criarem novas ferramentas de trabalho baseadas em tecnologias cloud.
A Portugal Telecom referiu num comunicado que faz intenções de contribuir para o aparecimento de novos empreendedores, de novos negócios e de novos postos de trabalho.

Com o lançamento do centro de dados na Covilhã, a experiência que a PT ganhou na área do cloud computing vai contribuir para a liderança do consórcio.