Qlik Sense: visualização e descoberta de dados

A Qlik, empresa especializada em data discovery (descoberta de dados) com presença direta em Portugal, acaba de apresentar a Qlik Sense Desktop , uma versão gratuita da sua aplicação de próxima geração para a visualização de dados, que proporciona uma simples interface de “arrastar-e-soltar” para os utilizadores criarem, de forma rápida, visualizações de dados, relatórios e quadros interativos.

qlik sense

A Qlik Sense Desktop é a primeira versão da nova plataforma de Business Intelligence QlikView a ser disponibilizada a todo o mercado. Inclui o motor de indexação de dados, patenteado pela Qlik, que oferece aos utilizadores a capacidade de potenciarem a sua intuição sem restrições e as associações existentes nos dados, descobrindo ligações inesperadas e insights que, de outro modo, poderiam passar despercebidos.

A Qlik Sense Desktop proporciona uma experiência intuitiva de “arrastar-e-largar” ao utilizador para a visualização e exploração dos dados e o aproveitamento das capacidades de storytelling dos mesmos, estando disponível para cliente Windows. Permite a construção e navegação em aplicações de visualização, que podem ser guardadas como ficheiros locais para serem partilhadas e abertas por outros utilizadores.

Os utilizadores principiantes podem começar pelo simples arrastar de um ficheiro Excel diretamente para a aplicação, ou pela indexação das múltiplas fontes de dados simples existentes na sua empresa. A Qlik Sense Desktop é gratuito para utilização pessoal e empresarial, sem limitações no número de aplicações que podem ser criadas e sem restrições na partilha de ficheiros.

A versão completa da Qlik Sense, com chegada prevista ao mercado em setembro de 2014, será baseada em servidor, permitindo o desenvolvimento através do mesmo a partir de qualquer dispositivo, a utilização móvel flexível, a colaboração e partilha, o desenvolvimento customizado e a integração de dados. Terá também capacidades empresariais essenciais, de segurança de dados e de governança dos dados e das aplicações. Todas as versões da Qlik Sense indexam os dados para permitir que os utilizadores comecem, de forma imediata, a explorar e a visualizar os dados.