QNAP lança QTS 4.2.1 com novas funcionalidades gratuitas

A QNAP anunciou o lançamento da versão 4.2.1 do QTS – o sistema operativo de NAS inteligente – com novas funcionalidades e apps melhoradas que permitem aos utilizadores fazerem mais através de aplicações de gestão de dados e de produtividade. Com novas e poderosas funcionalidades e aplicações atualizadas, o QTS 4.2.1 oferece experiências de gestão de dados mais inteligentes e simples, com uma maior segurança de serviços na nuvem.

“Estamos muito satisfeitos com o lançamento do QTS 4.2.1 e acreditamos que esta versão irá permitir que os nossos clientes produzam mais no seu trabalho e na sua vida pessoal. Recebemos feedback significativo da versão beta do QTS 4.2.1, o qual deu constante encorajamento à nossa equipa de desenvolvimento no sentido de criar melhores funcionalidades QTS para os nossos utilizadores”, disse a propósito Tony Lu, gestor de produto da QNAP.

“O QTS 4.2.1 é um sistema operativo para NAS reinventado para experiências mais imersivas e uma segurança mais forte”, concluiu Lu.

Poderoso “network & virtual switch”, servidor proxy e suporte de versões anteriores de Windows para aplicações de PMEs

O Network & virtual switch integra poderosas funcionalidades de gestão de rede para oferecer uma panorâmica completa da topologia de rede e melhora a conectividade de “port trunking”. Os switches virtuais permitem aos utilizadores criarem ambientes LAN isolados com o servidor DHCP integrado para melhor segurança dos dados. Um exemplo de utilização seria a restrição do acesso a uma câmara IP que realizasse gravações de segurança. A aplicação de servidor proxy oferece suporte total para caching de gravação de conteúdos acessíveis através da Internet. Isto poupa largura de banda e acelera a transmissão através da rede. A aplicação Proxy Server oferece uma interface intuitiva que simplifica a configuração das definições do proxy do NAS, permitindo operar o seu próprio servidor proxy apenas com alguns cliques. O servidor proxy oferece cache e controlos de ligação para serviços de Internet. Para empresas que necessitem de uma melhoria da segurança e do tempo de resposta Web, esta app pode ser aproveitada de forma a transformar o NAS num servidor proxy para a Web bem como proteger outros dispositivos na sua rede local contra ataques através da Internet. Além disso, através de “snapshots”, o QTS 4.2.1 permite aos utilizadores de Windows restaurarem os seus ficheiros diretamente, usando a funcionalidade “Versão Anterior” poupando assim tempo e esforço e sem requerer o suporte da equipa de TI.

Os úteis Qsirch, Hybrid Backup Sync e Qmail para gestão de dados

A app Qsirch 2.1 traz consigo melhorias à conveniente e exclusiva funcionalidade de pesquisa da QNAP para conteúdos no NAS. A indexação de ficheiros corre numa tarefa em segundo plano, permitindo aos utilizadores verem o seu progresso e estado. É agora possível excluir ficheiros do processo de indexação, para que os utilizadores possam filtrar os resultados da pesquisa por tipo ficheiro, incluindo fotos, vídeos e PDFs, tornando muito mais rápida e fácil a pesquisa e a navegação através de grandes quantidades de resultados.

O Hybrid Backup Sync consolida as funcionalidades de backup, restauro e sincronização numa só aplicação QTS que permite facilmente transferir dados para armazenamento local, remoto e na nuvem sob a forma de um plano completo de armazenamento de dados e recuperação de desastres.

O Qmail é um cliente de correio eletrónico que permite aos utilizadores aceder a várias contas de email ou comutar para outras contas. Com suporte para os principais serviços de email que utilizam o protocolo IMAP, o Qmail permite realizar o backup automático do correio eletrónico dos serviços na nuvem para um NAS da QNAP. O Qmail permite também aos utilizadores gerirem facilmente diferentes contas de email e selecionar ficheiros a partir de um NAS para anexar a mensagens.

Quer a beta do Hybrid Backup Sync como o Qmail serão em breve disponibilizados no App Center do QTS.

Mais experiências com o QTS 4.2.1: Linux Station, Virtualization Station 2.1 e Container Station 1.4

O QTS 4.2.1 suporta aplicações baseadas em Linux e os utilizadores de PC podem descarregar o Linux Station a partir do App Center. É também possível operar o Linux Station como desktop remoto através de um browser para gestão instantânea. O Virtualization Station 2.1 suporta GPU pass-through e as ferramentas QNAP Guest, incluindo controladores VirtIO, QNAP Guest Agent, controlador QXL e UltraVNC. O Direct GPU Pass-through permite a passagem para máquinas virtuais de cargas de GPU intensivas e de aplicações de engenharia exigentes. O Container Station 1.4 suporta contentores LXC editáveis e oferece suporte completo para contentores Docker® standard. Os utilizadores podem fazer o download de milhares de aplicações a partir do Docker Hub e corrê-las em ambientes isolados para além de ser possível importar/exportar aplicações para maior flexibilidade.