Qualcomm Clear Sight simula olho humano em câmaras duplas

A nova tecnologia integra o chip de processamento de imagens Qualcomm Spectra, e promete mais nitidez para as fotos, maior alcance dinâmico de cores e menor distorção em baixa luz para smartphones com Snapdragon 820 e 821.

A Qualcomm anunciou uma nova tecnologia para câmaras duplas de smartphones que simula as propriedades do olho humano, a Qualcomm Clear Sight. Trata-se de um módulo de hardware integrado no chip de processamento de imagens Qualcomm Spectra que usa algoritmos para juntar imagens capturadas pelas duas câmaras numa única foto, resultando numa imagem mais nítida e com menos ruído graças a um maior alcance dinâmico de cores e menor distorção mesmo em face a uma baixa iluminação.

A simulação das características do olho humano foi explicada por PJ Jacobowitz, gerente sénior de marketing da Qualcomm Tecnologies. Segundo ele, nossos olhos possuem células receptoras em formato de cones e bastonetes. Elas capturam as cores em condições de alta luminosidade (no caso das primeiras) e de baixa luminosidade (no das segundas). “A Clear Sight foi desenhada para simular as células cone e bastonete e entregar o melhor dos dois mundos, produzindo uma imagem com contraste e brilho otimizados”.

A Clear Sight trabalha com duas câmaras, cada uma com as suas próprias lentes e sensores e com o mesmo comprimento focal, mas uma delas captura as imagens em cores e outra em preto e branco para absorver mais luz, numa proporção três vezes maior que o sensor colorido. Quando as informações de cor são misturadas com a imagem em preto e branco, resulta numa imagem otimizada.

A nova tecnologia terá suporte nos smartphones que usem os processadores premium Snapdragon 820 e 821.