Ramiro Manso é o novo Head of Generative AI da Keepler

Entre os objetivos desse cargo incluem-se orientar a estratégia da empresa em torno da IA Generativa ou liderar a capacitação técnica.

A Keepler Data Tech anunciou a nomeação de Ramiro Manso, líder da área de Dados da empresa, como responsável de tecnologias de IA Generativa.

Entre os objetivos deste cargo, inserido na área de Dados, incluem-se, orientar a estratégia da empresa em torno da IA Generativa, liderar a capacitação técnica e promover essas tecnologias junto dos clientes.

“A IA Generativa é uma evolução da inteligência artificial que nos apresenta enormes possibilidades. Ela quebrou limitações, como a falta de dados para treinar modelos, e está a acelerar significativamente os desenvolvimentos”, comentou Ramiro Manso.

 “Na Keepler, vemos esta tecnologia como uma terceira disrução no recente universo da IA, tal como o impulso que o Machine Learning teve por volta de 2010, ou o impacto na visão computacional (principalmente) e no processamento de linguagem natural por volta de 2016 com o deep learning”, sublinhou ainda o mesmo responsável.

A Keepler vê esta tecnologia como uma peça-chave para os próximos anos, em igualdade com a disrução causada pela computação em cloud pública no mercado há apenas 20 anos.

A IA Generativa impactará um grande número de casos de uso e necessidades das empresas, diz ainda a Keepler: geração de texto, extração de entidades, pesquisa, geração de imagens, áudio e vídeo, geração de código, classificação, entre outras.

Entre as medidas para consolidar a sua posição de liderança nesta área, além da nomeação de Manso para manter a empresa na vanguarda, a Keepler está a apostar fortemente na capacitação de seus profissionais.

Para isso, está a trabalhar na criação de uma nova skill dentro da sua fórmula salarial, que reconhecerá salarialmente os profissionais que contribuírem com esse valor para a empresa, por meio de conhecimento e experiência.

A Keepler tem vindo a desenvolver projetos de IA Generativa para os seus clientes há já algum tempo, graças a tecnologias gerativas como Transformers, GANs e Variational Autoencoders.

Entre eles incluem-se implementações em sistemas de recomendação de e-commerce para aumentar a click-through rate e ajudar na navegação por milhares de produtos, ou na geração de imagens sintéticas para treinar modelos na ausência de imagens originais suficientes.