Hackers encontraram uma vulnerabilidade na rede de distribuição de anúncios e podem ter atingido centenas de milhões de usuários, infectando as suas máquinas.
De acordo com a Malwarebytes, existem fortes indícios de que os responsáveis sejam os mesmos envolvidos em um recente ataque ao plugin do Adobe Flash.
Como reportou o HackRead, os anúncios injetam no sistema do usuário um script de ransonware que, uma vez executado, criptografa os dados da vítima e só pode ser desbloqueado mediante o uso de uma chave criptográfica, que só é disponibilizada pelos criminosos após pagamento de resgate.
Não existe ainda uma estimativa oficial exata de quantos foram afetados pelo golpe. Só em junho, os sites do Yahoo receberam 6,9 mil milhões de visitantes.
“O Yahoo acompanha e avalia todas as potenciais ameaças de segurança com seriedade. Dessa forma, a companhia esclarece que o caso está sendo minuciosamente apurado e adianta que o ataque mencionado teve dimensão muito menor do que a apontada nas reportagens iniciais sobre o tema, e lamenta a forma que a informação foi veiculada, pois impacta toda a indústria de tecnologia”, afirmou a empresa em comunicado.
Como o script é executado sem a necessidade de interação do usuário, é vital que se instale as mais recentes atualizações de segurança do sistema operacional e de antivírus.
* Jocelyn Auricchio é jornalista da BIT no Brasil
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…