Reditus instala solução de triagem em hospital moçambicano [atualizado]

A Reditus apostou na melhoria da gestão dos serviços de urgência de um hospital em Maputo, com a instalação de um sistema de triagem para otimizar as tarefas dos profissionais de saúde.

A empresa de TI de berço português Reditus, com quase meio século de existência, acaba de implementar um sistema de triagem no Hospital Geral José Macamo, “o primeiro de vários projetos que temos carteira no mercado moçambicano”, revelou à B!T Fernando Junqueira, country manager da Reditus Moçambique.

Desta forma, a tecnológica quer promover práticas mais eficientes e sólidas de gestão dos serviços de urgência, que pode, por vezes, afigurar-se como uma tarefa hercúlea.

Diz a Reditus, em comunicado, que o sistema alinha-se com o Protocolo de Triagem de Manchester. Este modelo assenta sobre parâmetros, internacionalmente reconhecidos, que permitem categorizar o nível de risco clínico de cada situação e, consequentemente, o seu grau de prioridade por meio de um sistema de cores: vermelho para “emergente”; laranja para “muito urgente”; amarelo para “urgente”; verde para “pouco urgente”; e azul para “não urgente”.

Assim, este sistema pretende dar apoio aos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde aquando do processo de triagem no contexto das Urgências. Fontes oficiais afirmam que será dada a devida formação aos profissionais relativamente à utilização da plataforma da Reditus.

“Este projeto”, diz Fernando Junqueira, “insere-se no âmbito da estratégia de internacionalização da Reditus, que passa por introduzir, em mercados com grande potencial de desenvolvimento, soluções inovadoras e de grande qualidade”.

A B!T apurou que, com cerca de 30 anos no mercado de Moçambique, a Reditus atua sob uma estratégia de expansão que abrange vários países do continente africano, onde procura explorar novas oportunidades de negócio.

“Acreditamos que existe um grande potencial de desenvolvimento do país [Moçambique] e da sua economia e como tal um conjunto alargado de oportunidades de negócio”, disse-nos o gestor. “A nossa abordagem a este mercado passa por focar nos sectores onde podemos acrescentar valor, oferecendo soluções que ajudem as organizações e empresas moçambicanas a serem mais eficientes e competitivas”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 dia ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago