Reino Unido investe em setores público e privado

O ministro britânico para as universidades e ciência, David Willetts, anunciou um novo fundo de 73 milhões de libras (aproximadamente 87 milhões de euros) para investir em projetos analíticos do setor público, enquanto o governo foca-se no Big Data como motor da economia inglesa.

Willetts declara que o financiamento está destinado a iniciativas que operam em áreas que vão desde os transportes até à problemática da obesidade, bem como para a implementação de centros de pesquisa de Big Data em universidades britânicas.

Tirar o maior proveito de dados extensos e complexos, diz o ministro, é uma grande prioridade do governo, visto que através deles torna-se possível reformar organizações públicas e privadas, guiar pesquisas e desenvolvimento, fomentar o crescimento da produtividade e da inovação, e permitir o desenvolvimento de produtos e serviços que revolucionem o mercado.

De acordo com Willets, os novos centros de pesquisa de data vão possibilitar que o Reino Unido suceda nestes objetivos e que se coloque na linha da frente da corrida global.

O fundo vai apoiar um total de 55 projetos, com a maior parte a ser direcionada para quatro organizações: o Conselho de Pesquisa Médica, com 50 milhões para pesquisa bio-informática; o Conselho de Pesquisa Económica e Social, com 14 milhões para a criação de quatro novos centros de pesquisa; o Conselho de Pesquisa do Ambiente Natural, com 4,6 milhões para 24 projetos que visam o melhor uso de dados ambientais; o Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades, com quatro milhões para 21 projetos que incluem o da Universidade de Lancaster que visa a disponibilização de partituras como imagens online.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

19 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago