Reino Unido investirá mil milhões de libras em 5G e fibras ópticas

A ideia do governo britânico é que o investimento sirva de catalisador para que a indústria invista mais em novas tecnologias. Existirão também isenções fiscais para as novas redes de fibra óptica durante um período de cinco anos.

O governo do Reino Unido anunciou na quarta-feira que investirá um montante de mil milhões de libras, cerca de 1,2 mil milhões de euros, para incentivar a implementação de redes de fibra óptica em residências e empresas (fiber-to-the-premises, FTTP) e em 5G.

A ideia do governo britânico é que estes investimentos sirvam de catalisador para incentivar investimentos privados da indústria em testes de 5G e na expansão das atuais redes de fibra óptica.

Para o chanceler britânico Philip Hammond, o futuro do transporte, dos negócios e do estilo de vida irá requerer uma infraestrutura digital de classe mundial. “A minha ambição para o Reino Unido é seja líder mundial em 5G, o que significa ter uma rede totalmente em fibra”, que garanta velocidade, segurança e confiabilidade.

O governo promete ainda mais incentivos para a indústria: isenção fiscal de 100% nas taxas para novas redes de fibra por um período de cinco anos.