Resultados da TomTom destacam dificuldades com mercado automotivo

A empresa holandesa divulgou resultados trimestrais fracos, que demonstram a necessidade de um esforço para competir com sua principal rival, a divisão Here, da Nokia.

A empresa demonstra também a clara intenção de reinventar-se como fornecedora de mapas para Internet das Coisas e, principalmente, frotas de veículos e sistemas de veículos autónomos.

Com a expectativa de que a Nokia venda a Here para um consórcio de montadoras alemãs, especialistas da indústria automóvel veem a TomTom como um player alternativo de dados de mapas para aplicações daquelas fabricantes que não estiverem entre os potenciais compradores europeus.

A TomTom registou queda no lucro líquido em seu segundo trimestre e ainda assim superou as expectativas de analistas. Os números de receita mostraram, no entanto, que a desenvolvedora continua pequena no mercado automóvel.

Isso representa em números percentuais cerca de um décimo do tamanho da Here, que entre seus clientes, fornece mapas às 25 maiores montadoras de todo o mundo, segundo levantamento da agência de noticias Reuters.

A receita trimestral da TomTom subiu aproximadamente 5%, para 264,6 milhões de euros, ultrapassando as estimativas de analistas que variavam 241 milhões e € 253 milhões.

A holandesa gerou apenas 26 milhões de euros em receita com automóveis no segundo trimestre, ante 261 milhões da Here com vendas para esta indústria no primeiro trimestre, o último período para no qual ambas divulgaram seus respectivos resultados.

O lucro líquido da TomTom caiu 71% para 2,5 milhões de euros, ficando acima da expectativa média estimada entre os analistas, que previam prejuízo líquido de 530 mil, de acordo com pesquisa do instituto Thomson Reuters I/B/E/S na Europa.

*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil