Categories: Segurança

Retalhistas: cibervítimas ou informaticamente negligentes?

O eBay está a ser investigado por pelo menos três estados norte-americanos, depois de a empresa ter revelado que fora vítima de um ataque cibernético, colocando em xeque as informações pessoais de múltiplos clientes e seguindo uma tendência cada vez mais assustadora de quebras na segurança dos sistemas informáticos das retalhistas dos Estados Unidos.

Segundo o que foi avançado pelo eBay no passado dia 21, uma base de dados que continha palavras-passe e informação pessoal foi invadida entre o fim de fevereiro e o início de março por um software malicioso. Contudo, a empresa californiana disse que o material furtado encontrava-se encriptado.

Aquando do evento, o eBay apelou a que todos os seus utilizadores alterassem as palavras-passe e as suas questões de segurança, sublinhando que os dados referentes aos cartões de crédito não haviam sido acedidos, pois estavam armazenados numa unidade distinta.

“A notícia de que o eBay descobriu uma quebra na segurança que envolve os dados dos consumidores é profundamente preocupante”, declarou Eric Schneiderman, procurador-geral de Nova Iorque. “O nosso Gabinete pediu e espera que o eBay forneça serviços gratuitos de monitorização de crédito aos clientes afetados pelo ataque”.

Estas revelações do eBay estão em consonância com uma série de invasões informáticas de alto-nível que atingiram as retalhistas Michaels, Neiman Marcus e Target, expondo informação relativa a milhares de clientes, o que desencadeou vários processo judiciais e colocou em causa a efetividade das medidas de segurança informática aplicadas pelas empresas do setor norte-americano do retalho.

Surge então uma questão, à qual podem apenas responder as próprias retalhistas: serão os ataques informáticos de uma tamanha sofisticação que contornam todos os escudos cibernéticos, ou serão estes incidentes fruto de negligência por parte das empresas?

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago