Ricoh lança câmara 360º para consumo Theta SC

A Ricoh decidiu aumentar sua linha de câmaras 360º com uma versão de média gama, dedicada ao grande mercado de consumo.

É uma expansão da linha de câmaras esféricas Theta da Ricoh, com olhos postos nos consumidores. A Theta SC começa por estar disponível apenas nos Estados Unidos e o preço inicial de venda é de US$ 299,95.

“Juntando capacidades de imagem avançadas com uma operação simplificada, a nova Ricoh Theta SC foi desenhada para apelar ao crescente número de consumidores interessados em captar e compartilhar fotos e vídeos 360º”, explica a empresa em press release.

O timing é apropriado: estão a sair várias pesquisas sobre o potencial de crescimento do mercado de realidade virtual e realidade aumentada, e os especialistas acreditam que essa área será muito procurada na época natalícia.

Além da câmara, a Ricoh também está lançando uma atualização da aplicação Theta S para iOS e Android, com a intenção de tornar mais fácil o uso dessas câmaras.

“O nosso objetivo é que a Theta SC introduza mais pessoas às imagens esféricas em 360 graus”, afirma o presidente da Ricoh Imaging Americas, Kaz Eguchi. “Com a crescente popularidade das imagens imersivas, da realidade virtual e aumentada, queríamos produzir uma câmara de alta qualidade com um preço acessível que apele a toda a gente que esteja interessado em captar e partilhar o mundo em redor através desse novo e entusiasmante formato de imagem digital”, acrescenta.

A câmara pode ser manuseada com apenas um botão ou controlada através da aplicação para smartphone. As cores disponíveis são bege, azul, rosa e branco.

Quanto a qualidade, a câmara capta imagens de 14 megapixeis e grava vídeo em alta resolução (HD), até cinco minutos de duração. As imagens esféricas podem então ser descarregadas no site dedicado theta360.com ou partilhadas no Facebook, Google+, Google Maps e YouTube, Twitter e Tumblr.

As câmaras Theta da Ricoh foram lançadas originalmente em 2013, sendo a Theta SC a quarta geração da linha. Tem ainda a topo de gama Theta S e a de entrada de gama Theta m15.