Categories: e-RegulaçãoLegal

Rússia aprova o “direto a ser esquecido” na internet

O presidente do Comité do Parlamento Russo para a Informação Política, Leonid Levin, disse que a versão final da lei exclui a noção de “autenticidade”, uma vez que qualquer informação autêntica com mais de três anos poderia ser retirada da internet, reportou a agência de notícias russa TASS. Foi escolhido o termo “irrelevante” numa aproximação aos princípios seguidos na União Europeia.

Com esta nova legislação, os cidadãos russos podem requerer a remoção de informação incorreta ou que deixou de ser relevante dados eventos ou ações subsequentes.

Esta regulação tem sido criticada pelas empresas web da Rússia que alegam que o direito à privacidade se sobrepõe ao da liberdade da informação. “Acreditamos que o controlo sobre a disseminação de informação não deve restringir o livre acesso a informação pública. Não deve interferir com o balanço entre os interesses pessoal e público”, disse o maior motor de busca da Rússia, Yandex, em declarações à Reuters.

Para reclamarem o direito a serem esquecidos na internet, os utilizadores têm de dar referências específicas das páginas que querem ver eliminadas e as empresas web têm dez dias para cumprir o pedido. Mas os utilizadores perdem este direito no que toca às informações presentes em registos criminais.

O Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu no dia 13 de maio de 2014 o direito dos cidadãos a serem “esquecidos” na internet. Até maio de 2015, em Portugal, foram feitos 2192 pedidos de remoção de conteúdos, o que corresponde a 8997 links.

 

 

Teresa Sousa

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Vive dividida entre a criatividade das letras e a precisão dos números. Foi por isso que ingressou nos cursos de Jornalismo e Gestão quase ao mesmo tempo. Mas é no primeiro que quer juntar o melhor dos dois mundos.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago